Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

GP Mónaco: Charles Leclerc conquista a pole, com Piastri e Sainz no seu encalço

Charles Leclerc no Mónaco
Charles Leclerc no MónacoAFP
Na tarde deste sábado, a sessão de qualificação mais importante da temporada viu Charles Leclerc conquistar a pole. O monegasco terminou à frente de Oscar Piastri e Carlos Sainz. Max Verstappen largará na 6.ª posição.

MÓNACO - Era preciso estar lá para a pole no sábado à tarde. As ruas do Principado estavam cheias de surpresas. Pierre Gasly largou em 10.º. Mas a batalha pelo top 3 foi impressionante. Charles Leclerc fez a pole, Oscar Piastri foi o segundo e Carlos Sainz o terceiro.

Mercedes na Q1

Vários carros já estavam à espera nas boxes, três minutos antes do início da sessão. Como tinham de dar o máximo desde o início para poderem tirar o máximo partido da qualificação, os pilotos começaram bem.

Lewis Hamilton foi o primeiro a arrancar. Seguiu-se Lando Norris. Charles Leclerc, por seu lado, adotou uma estratégia diferente: esperar e contentar-se com apenas uma corrida.

No final da primeira volta de cada piloto, os carros da Haas estavam ambos na frente da grelha, com Niko Hülkenberg a registar o melhor tempo (1'12"416). Seguiram-se melhorias. Oscar Piastri estabeleceu o melhor tempo (1'11"881), enquanto Max Verstappen ficou 0,2 segundos atrás dele.

Mas Hamilton volta a entrar na dança para conquistar o 2.º lugar (+0,035). A 4 minutos do fim, Leclerc finalmente deixa a sua marca, estabelecendo o melhor tempo (1'11"653), mas foi ultrapassado por George Russell (1'11'492), Hamilton (36 milésimos abaixo do ritmo), Carlos Sainz e Piastri.

No final, Guanyu Zhou, Valtteri Bottas, Sergio Pérez, Logan Sargeant e Fernando Alonso foram eliminados.

Max novamente uma ameaça, Gasly rápido na Q2

Norris começou a Q2 com determinação. Verstappen e Leclerc seguiram o exemplo. O neerlandês assumiu a liderança, antes de ser ultrapassado por Sainz. Mas a batalha só se intensificou. O Campeão do Mundo recuperou assim a sua posição de eleição (1'11"019).

Hamilton conseguiu recuperar a 3.ª posição quando faltavam 5 minutos para o final da sessão. Piastri assumiu a liderança imediatamente a seguir, enquanto Leclerc ficou em 2.º lugar.

A situação mudou de novo a 3 minutos do fim. Norris levou a melhor sobre o seu companheiro de equipa.

Verstappen subiu ao 2.º lugar, enquanto Gasly, tardiamente, assumiu o 5.º lugar.

A equipa Haas, Lance Stroll, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon não chegaram à Q3.

Leclerc finalmente na pole

Livres de se exprimirem a 100%, todos os pilotos testaram os seus limites na última sessão de qualificação. Logo na primeira volta, Leclerc assumiu a liderança (1'10"418). Piastri foi o segundo mais rápido e Verstappen o terceiro.

Assim, a segunda corrida começou com muitas adversidades. Leclerc melhorou o seu tempo (1'10"270), com Piastri a seguir-lhe. Sainz completou o pódio.