Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guenther Steiner, antigo patrão da Haas, lança dúvidas sobre o futuro de Magnussen

Magnussen está a perder a sua batalha dentro da equipa
Magnussen está a perder a sua batalha dentro da equipaReuters
Guenther Steiner relançou a carreira de Kevin Magnussen (31 anos) na Fórmula 1, há dois anos, mas o antigo chefe de equipa da Haas sente agora que o seu dinamarquês favorito pode estar pronto para ser substituído, juntamente com outros pilotos de longa data.

Magnussen marcou cinco pontos em 12 corridas esta época, em comparação com os 22 do colega de equipa da Haas, Nico Hulkenberg, com o alemão de 36 anos a terminar num impressionante sexto lugar nas duas mais recentes.

Hulkenberg vai juntar-se à Sauber na próxima época e a Haas, movida pela Ferrari, parece estar preparada para uma formação totalmente nova, com o estreante britânico Oliver Bearman já inscrito e Esteban Ocon a parecer o favorito para se juntar a ele.

"Adoro o Kevin... (mas) o que ele está a fazer ultimamente contra o Hulkenberg não é impressionante, para dizer o mínimo", disse Steiner aos jornalistas, num recente evento promocional do bourbon Buffalo Trace.

"Precisamos de ser abertos em relação a isso... ou o Hulkenberg é tão bom que não sabemos ou o Kevin está apenas no momento em que não precisa de estar para ter um lugar na F1. Há uma altura em que é preciso perceber... Há muitos agora, se olharmos para lá", acrescentou Gunther Steiner, que deixou a Haas no final do ano passado, mas continua a ser um favorito dos fãs através da série documental da Netflix Drive to Survive.

"Temos o Checo (Sergio Pérez), o Danny (Daniel Ricciardo), o Kevin, o (Valtteri) Bottas. É difícil dizer algo sobre o Bottas porque o carro não está muito bom, por isso não sabemos onde ele está. Mas há muitos destes tipos e as pessoas que lhes dão um lugar têm de pensar no seguinte: é o melhor para a equipa?", questionou.

A forma de Pérez caiu desde que assinou uma extensão de contrato com a Red Bull em junho, o mexicano de 34 anos marcou apenas 15 pontos em suas últimas seis corridas, enquanto o companheiro de equipa do tricampeão mundial Max Verstappen venceu sete até agora.

O antigo vencedor de corridas da Red Bull e da McLaren, Daniel Ricciardo, de 35 anos, só pontuou em duas corridas, em comparação com os seis pontos conquistados pelo colega de equipa da RB, Yuki Tsunoda.

O ex-piloto da Mercedes, Bottas, 34 anos, é o último na classificação com a Sauber, uma equipa que ainda não marcou qualquer ponto esta época.

Magnussen foi contratado por Steiner em cima da hora em 2022, depois de a guerra na Ucrânia ter forçado a substituição do piloto russo Nikita Mazepin.

Embora tenha sido um companheiro de equipa consistente e leal em Hulkenberg, bem como azarado por vezes, o dinamarquês acumulou 10 pontos de penalização e está à beira de uma proibição de uma corrida.

Steiner também disse não ter ideia se Gene Haas poderá vender a equipa.

"Estive lá durante muito tempo e ainda não sei o que ele quer fazer", disse sobre o magnata americano das máquinas-ferramentas. 

"Não sabia no ano passado, não sabia há dois anos e não sei o que ele pensa a curto ou longo prazo", acrescentou.