Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião: McLaren tem de dar a Norris um carro que permita lutar pelo título ou arrisca-se a perdê-lo

Norris comemora no pódio depois de terminar em segundo em São Paulo
Norris comemora no pódio depois de terminar em segundo em São PauloReuters
Há quinze anos que um piloto da McLaren não vence o Campeonato do Mundo, mas os construtores britânicos não podem deixar que o próximo ano lhes passe ao lado. Em Lando Norris têm um piloto pronto para competir com Max Verstappen pelo título e, se não quiserem perdê-lo para uma equipa mais ambiciosa, têm de oferecer-lhe um grande carro.

A impressionante e, como ele próprio admite, "surpreendente" pole position de Norris para a corrida de velocidade do último fim de semana, em São Paulo, foi uma declaração de intenções. Há muito tempo que o jovem piloto britânico esperava por uma pole, cuja época tem vindo a melhorar.

No entanto, quando se tratou de ritmo de corrida, o Red Bull de Max Verstappen ainda era superior e Norris não conseguiu segurar o piloto neerlandês na primeira curva ou aproximar-se o suficiente em qualquer outro ponto para o apanhar. É aí que a McLaren deve trabalhar incansavelmente no período de entressafra - para fornecer um carro que possa ir de igual para igual com a Red Bull.

Norris, por sua vez, já demonstrou seu talento e bravura em uma pista de corrida, repetidas vezes, desde que ingressou na Fórmula 1, em 2019.

Este ano foi o mais impressionante até à data.

Um exemplo recente vem de há apenas duas semanas, quando ele saiu do 17.º lugar na grelha para conquistar o quinto lugar no México. A Sky Sports questionou se foi a sua melhor corrida de sempre na F1 até à data e é difícil argumentar contra isso. Foi uma corrida impressionante, que incluiu algumas ultrapassagens de cortar a respiração e a superação de adversidades.

Não há dúvidas sobre isto: Lando Norris está na melhor forma da sua carreira e com a maior parte do seu tempo no desporto ainda à sua frente, a F1 tem um futuro campeão do mundo várias vezes à espera nas suas asas.

Cabe agora à Mclaren fornecer a Norris um carro capaz de competir, não só com a Ferrari e a Mercedes (que se espera que sejam mais competitivas no próximo ano), mas também com a Red Bull e Verstappen. A Red Bull ganhou o campeonato de construtores dois anos seguidos e Verstappen ganhou o campeonato de pilotos três vezes consecutivas.

Este é o desafio que o chefe de equipa da McLaren, Andrea Stella, e a sua equipa em Woking enfrentam, ao construir um carro pronto para competir em 2024.

O que é que acontece se a McLaren não conseguir resultados?

Se os testes de pré-temporada chegarem e a McLaren ainda não estiver perto do ritmo da Red Bull, então pode ser considerado um fracasso. A equipa não pode esconder-se atrás da desculpa de que se trata de um projeto e de que é preciso tempo para construir um carro que desafie o título para sempre.

Em algum momento, o projeto que vem sendo construído há anos tem que ser realizado. Porque este será o sexto ano de Norris na Fórmula 1 e ele provavelmente está pronto para competir nos últimos dois anos, pelo menos.

Norris já está três títulos atrás de alguém que, em termos de talento, não está muito longe (se é que está). Norris não vai querer olhar para trás daqui a 15 anos e pensar que, devido à lealdade à McLaren, perdeu tantos títulos mundiais como Lewis Hamilton ou Verstappen.

Se a McLaren não cumprir o prometido no próximo ano, Norris deve pensar seriamente no seu futuro. E se houver uma semente de dúvida na mente de Norris, então o chefe da Mercedes, Toto Wolf, deveria estar a semear essa semente ainda mais profundamente, delineando uma opção alternativa para ele.

Um futuro poderia ser ao lado de seu amigo George Russell na Mercedes, competindo por títulos ano após ano, um contra o outro, e contra os seus rivais na Red Bull.

Hamilton é o maior de todos os tempos e ainda está no topo da sua forma. No entanto, o seu tempo está quase a chegar ao fim e, quando esse dia chegar, a Mercedes terá uma vaga muito atrativa para preencher.

Suceder a um grande piloto traz consigo pressões, mas quem melhor do que Norris para assumir essa pressão e estar à altura das expectativas?