Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Toyota regressa à Fórmula 1 em parceria técnica com a Haas

Haas e Toyota assinaram um acordo de parceria técnica
Haas e Toyota assinaram um acordo de parceria técnicaSatoshi Oga / The Yomiuri Shimbun via AFP
A Toyota anunciou o seu regresso à Fórmula 1 esta sexta-feira, após uma ausência de 15 anos, assinando uma parceria técnica com a equipa norte-americana Haas.

Os construtores japoneses passaram oito épocas na Fórmula 1, antes de saírem no final de 2009 com um registo de 13 pódios e nenhuma vitória em Grandes Prémios.

A Haas, atualmente em sétimo lugar na classificação das 10 equipas de construtores, disse que a Toyota iria fornecer "serviços de design, técnicos e de fabrico".

A equipa afirmou que os seus carros terão a marca Toyota no Grande Prémio dos Estados Unidos em Austin, Texas, no final deste mês.

O presidente da Toyota, Akio Toyoda, afirmou que "finalmente voltou a ser um homem mais velho e normal que adora carros".

"Penso que, algures no fundo do seu coração, esse velho vulgar que adora automóveis, Akio Toyoda, sempre lamentou ter bloqueado - ao retirar-se da F1 - o caminho dos jovens japoneses para conduzirem os carros mais rápidos do mundo", afirmou.

Toyoda acrescentou que acredita que a sua decisão de se retirar do desporto em 2009 "não foi errada".

O diretor da equipa Haas, Ayao Komatsu, disse estar "extremamente entusiasmado" por trabalhar com a Toyota.

"Ter um líder mundial no setor automóvel a apoiar e a trabalhar ao lado da nossa organização, ao mesmo tempo que procura desenvolver e acelerar os seus próprios conhecimentos técnicos e de engenharia - é simplesmente uma parceria com benefícios óbvios para ambas as partes", afirmou.

A Haas assinou um contrato plurianual com o piloto francês Esteban Ocon para pilotar na próxima época.

Ocon fará equipa com o piloto britânico Oliver Bearman, de 19 anos.