Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

E se 2024 fosse o ano de Victor Martins na Fórmula 2?

Victor Martins na época de 2023.
Victor Martins na época de 2023.AFP
Este fim de semana tem início a temporada de 2024 da Fórmula 1 e da Fórmula 2. No Bahrain, os monolugares sucedem-se e os pilotos procuram começar o ano em grande estilo. Estreante mais popular de 2023, o francês Victor Martins tem boas hipóteses de deixar a sua marca.

Está a chegar com dentes compridos. Victor Martins foi eleito o "Melhor estreante de 2023" no final da época passada. Recém-chegado à Fórmula 2, o protegido da Alpine deu à ART Grand Prix e a todos aqueles que acompanham a categoria algumas performances de alto nível. Vencedor em Silverstone, depois com quatro pódios após a pausa de verão, ele impressionou. Cabe-lhe a ele superar-se e continuar no caminho do sucesso no seu segundo ano.

Novas batalhas

2024 é sinónimo de coisas novas. Um novo ano, novas esperanças e... novas lutas. Em 2023, Théo Pourchaire e Frederik Vesti lutaram pelo título de campeão. Agora que já não pertencem à disciplina, estes pilotos deixaram os seus lugares vagos. Assim, Oliver Bearman (Préma), Zane Maloney (Carlin) e Dennis Hauger (MP Motorsport) são os futuros concorrentes mais formidáveis para Martins.

Sério e consistente, o britânico, protegido da Ferrari, não vai fazer nenhum favor aos seus rivais. Nem os pilotos de Barbados ou da Noruega. Já bem estabelecidos, todos eles vão dar tudo o que têm para lutar pelo título. Os últimos testes de inverno são disso testemunho. Na frente, Maloney foi geralmente seguido por Hauger e Martins. O que faz prever grandes batalhas.

Além disso, os carros de Fórmula 2 foram modificados para proporcionar mais espetáculo aos fãs. Mais próximo da Fórmula 1, o carro será "potente, estimulante e seguro", segundo a FIA, garantindo ao mesmo tempo mais ultrapassagens. Tudo isto deverá dar ao francês uma vantagem competitiva ainda maior.

Ultrapassar os seus próprios recordes

À sua chegada à F2, Martins entrou imediatamente em ação. No seu primeiro fim de semana, garantiu o P2 e depois um pódio. Uma semana mais tarde, conquistou a pole, com sete décimos de vantagem sobre os seus rivais. Mais tarde, ganhou a sua primeira corrida e conquistou várias outras poules e pódios. Um percurso incrível para um estreante, que lhe confere um estatuto especial este ano.

Mas ser um dos favoritos também tem um preço. Martins estará sob pressão desde a primeira curva. Os muitos erros que cometeu no ano passado (más saídas, cálculos, antecipação de trajetórias) já não serão aceitáveis. Por conseguinte, terá de se superar para não os repetir.

"Na mesma situação, terei de fazer as coisas de forma diferente. Isso dá-me muita esperança. E espero muitas coisas boas no futuro", disse no"Cool Room", um programa apresentado pelo Youtubeur Ideau, em novembro de 2023. "Cabe-me a mim perceber porque é que não consegui, para que no final tudo se resolva". Sem esquecer de explorar a sua velocidade e o que aprendeu no ano passado.