Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 2: O luso-francês Victor Martins de volta ao bom momento no Mónaco

Julie Marchetti (no Mónaco)
Victor Martins antes de entrar em pista.
Victor Martins antes de entrar em pista.AFP
Este domingo, o piloto da ART Grand Prix partirá da segunda posição da grelha de partida no Mónaco. Nesta 81.ª edição da prova, Victor Martins já mostrou uma clara diferença em relação ao seu desempenho no início da temporada e poderá finalmente voltar ao pódio.

Ele deu o seu melhor na chuva de quinta-feira e fez o segundo melhor tempo na qualificação de sexta-feira. Victor Martins parece estar de volta à ribalta nas ruas do Mónaco e pretende manter o ritmo durante o resto da época.

Algumas boas prestações no Principado

No ano passado, durante a sua primeira aventura no Mónaco como piloto de Fórmula 2, o protegido da Alpine foi penalizado na sequência da sua condução excessiva durante o incidente com Jack Doohan. Assim, ele não pôde maximizar o desempenho do seu carro e mostrar do que era capaz. Mas com a experiência e um novo ano no seu currículo, as coisas são diferentes.

O francês fez alguns bons treinos na quinta-feira, terminando em primeiro lugar em todas as voltas que efectuou. Foi uma ajuda muito apreciada para o seu desempenho nas sessões de qualificação de sexta-feira: "Permitiu-nos prepararmo-nos bem e tenho a certeza de que também o conseguiremos fazer no futuro", disse na conferência de imprensa.

Primeiro do seu grupo, garantiu a P2 e vai partir da frente da grelha na companhia de Richard Verschoor. Sabendo que as ultrapassagens no Mónaco não são fáceis, seria lógico que o francês mantivesse um bom ritmo, tanto no sprint de sábado como na corrida de domingo.

"O Mónaco é sempre uma oportunidade para os pilotos se mostrarem e se mostrarem. Os resultados devem-se talvez mais à condução do que ao carro em si. Estou confiante. Com os pneus de chuva, tive um bom desempenho. Com os pneus secos, sabia que ia ser rápido. Estava ciente de que ia ser capaz de forçar o carro. Sei que estamos no Mónaco e sei o que sou capaz de fazer aqui", atirou.

Problemas do início do ano

Apesar de ter sido nomeado estreante do ano passado, e até ter vencido a sua primeira corrida de F2 em Silverstone, o francês não teve um início de temporada tranquilo. Muito pelo contrário, de facto. Devido a problemas de motor, a outros problemas com o carro e à falta de sorte nos últimos encontros, não conseguiu progredir corretamente. Em 18.º lugar na classificação dos pilotos, ele tem muito a recuperar e isso pode começar no Principado.

"Será importante marcar pontos e maximizar as nossas hipóteses", acrescentou: "O início da temporada foi difícil, não estávamos lá. Estou feliz porque hoje (sexta-feira) tive um carro muito bom para pilotar e isso também é bom para o resto da temporada. Vamos dar o nosso melhor este fim de semana".

Por isso, a chave será, pelo menos, manter o segundo lugar, ou mesmo assumir a liderança sobre o seu rival, se a situação o permitir. Isso dar-lhe-á confiança para os outros encontros que se seguirão e ajudá-lo-á a subir na classificação. "Tenho aqui uma oportunidade. Estou a aproveitá-la para voltar a sentir-me confiante e para melhorar. Vai ajudar-nos a regressar", resume o piloto.