Espargaro aproveitou fator-sorte para conquistar a pole no MotoGP de Espanha
Com nuvens negras sobre a cabeça e alguma chuva na preparação para a Q2, Espargaro chegou à liderança com segundos de sobra, à frente do australiano Miller, da KTM, em segundo, e de Martin, da Pramac Racing, em terceiro.
O espanhol Espargaro pode considerar-se sortudo por ter conquistado a pole perante o seu público, depois de ter evitado, por pouco, bater num gato que se perdeu na pista no início do dia, antes de sofrer uma queda durante os treinos.
"Foi uma manhã louca", disse Espargaro.
"Infelizmente tive um acidente. Quando vi a chuva fiquei um pouco zangado e desiludido, mas estou contente porque controlei tudo até à última volta e esforcei-me a sério", acrescentou o piloto.
Brad Binder e Francesco Bagnaia vão partir de quarto e quinto no domingo, depois de terem passado por uma Q1 muito disputada.
Na Q1, a dupla de Binder e Bagnaia bateu o líder do campeonato Marco Bezzecchi e Fabio Quartararo - que conquistou a pole em Jerez por três anos consecutivos, entre 2019 e 2021.
Enea Bastianini, da Ducati, que sofreu uma fratura na omoplata direita na abertura da temporada de MotoGP em Portugal no mês passado, deveria regressar à competição este fim-de-semana, mas retirou-se com dores.
"Ele disse que lhe dói muito ao fim de algumas voltas, que é muito difícil de pilotar. Não queremos correr muitos riscos, por isso ele decidiu parar", disse o chefe de equipa da Ducati, Davide Tardozzi.
O hexacampeão de MotoGP da Honda, Marc Marquez, também não vai participar no fim-de-semana e foi substituído por Iker Lecuona.