Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Moto2: Japonês Ai Ogura coroado campeão

AFP
Ai Ogura, coroado campeão de Moto2
Ai Ogura, coroado campeão de Moto2LILLIAN SUWANRUMPHA/AFP
O piloto japonês Ai Ogura (Boscoscuro) conquistou o seu primeiro título do Campeonato do Mundo de Moto2 no final do Grande Prémio da Tailândia, no domingo, antes de dar o grande passo para o MotoGP na próxima época.

Partindo da pole position, terminou em segundo numa corrida interrompida a duas voltas do fim pela chuva e ganha pelo seu segundo classificado do mundial de pilotos, o espanhol Aron Canet (Kalex).

Com dois Grandes Prémios por disputar, o nipónico já não pode ser apanhado na classificação geral.

O piloto nascido em Kiyose, de 23 anos e com quatro épocas de Moto2 no currículo, conquistou oito pódios em 2024, incluindo três vitórias. Ogura sucede ao espanhol Pedro Acosta, que veste o fato vermelho da equipa GasGas/KTM-Tech3 no MotoGP esta época.

Pela primeira vez, Ogura impulsiona o pequeno fabricante italiano Boscoscuro para o topo da classificação dos pilotos, após 11 anos de domínio dos alemães da Kalex.

Antes de Ogura, o último campeão não Kalex foi a lenda espanhola Marc Marquez, coroado em 2012 a bordo de uma Suter. Ogura vai juntar-se ao espanhol Raul Fernandez na equipa americana Aprilia-Trackhouse para a sua estreia no MotoGP em 2025.

A Moto2 é considerada a antecâmara do MotoGP. Os pilotos da categoria rainha têm máquinas mais potentes (1.000 cm3 contra 765 cm3).