Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aleix Espargaró vence GP da Catalunha de MotoGP, Miguel Oliveira no quinto lugar

Aleix Espargaró e Maverick Vinãles na dobradinha da Aprilia
Aleix Espargaró e Maverick Vinãles na dobradinha da ApriliaAFP
Aleix Espargaró (Aprilia) venceu este domingo o Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, que ficou marcado pela queda de Francesco Bagnaia (Ducati), logo na primeira volta, e atropelado por outras motas, levando à interrupção da corrida. O português Miguel Oliveira alcançou o quinto lugar.

Entre Francesco Bagnaia e Aleix Espargaró, a balança poderia ter pendido a favor de um ou de outro em Barcelona. Rapidamente eliminou o atual Campeão do Mundo da equação. E, a favor de todas as probabilidades, foi o favorito local que prevaleceu. Aleix Espargaró ficou com o 1º lugar.

Um mau começo...

Logo no início da corrida, houve uma colisão na primeira curva. Enea Bastianini despistou-se, levando consigo Marco Bezzecchi, Fabio Di Giannantonio, Alex Marquez e Johann Zarco. Bagnaia despistou-se uma curva mais tarde e, infelizmente, foi atropelado na perna por Brad Binder. O Grande Prémio foi interrompido.

... e um bom fim de semana para a Aprilia

Às 13:26, todos os pilotos (com exceção de Bagnaia e Bastianini) começaram de novo. Jorge Martin teve um arranque rápido e ficou imediatamente em 1.º lugar. Viñales e Aleix Espargaró seguiram-no de perto. Apenas uma volta mais tarde, o piloto número 12 agarrou a 1.ª posição. Atrás dele, Fabio Quartararo subiu 7 lugares em apenas uma volta.

Insatisfeito com a sua 3.ª posição, Aleix Espargaró tentou ultrapassar Martin na 3.ª volta. Miguel Oliveira também subiu no pelotão para tomar a liderança do piloto da Pramac. Motivado na parte de trás, Quartararo continuava a ganhar lugares.

Aleix Espargaró manteve a distância (menos de quatro centésimos), seguindo os passos do seu companheiro de equipa. A 14 voltas do fim da corrida, Martin voltou a ocupar a 3.ª posição. Mas encontrava-se 2,5 segundos atrás das duas Aprilias e nunca mais conseguiu alcançá-las.

A corrida seguiu o seu curso. Zarco tentou disputar o 4.º lugar a 8 voltas do final. Conseguiu-o três voltas mais tarde deixando o português Miguel Oliveira na quinta posição. Quartararo, por sua vez, subiu do 17º para o 7.º lugar.

Bagnaia sob controlo médico

Evacuado por uma ambulância após o acidente, o italiano foi levado para o centro médico e para o hospital. Consciente, foi examinado durante o Grande Prémio. De acordo com o Canal Plus, parece que os danos foram menos graves do que o acidente levou a crer.