GP Países Baixos: Bagnaia vence corrida sprint, Miguel Oliveira fica em 12.º

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

GP Países Baixos: Bagnaia vence corrida sprint, Miguel Oliveira fica em 12.º

Bagnaia dominou o sprint de Assen
Bagnaia dominou o sprint de AssenProfimedia
Na mesma linha de todo o fim de semana, o italiano esteve mais uma vez em destaque e ratificou o seu favoritismo para a prova principal ao vencer a corrida sprint. O português Miguel Oliveira, que arrancou em 17.º, acabou em 12.º.

Francesco Bagnaia entrou na corrida com um sentimento imbatível, uma vez que foi o piloto mais rápido nas sessões anteriores. Todas as atenções estavam viradas para ele, em parte porque o seu objetivo era apanhar Jorge Martín, que domina a classificação geral por uma pequena margem e que também tinha razões para estar otimista no sprint do Grande Prémio de Assen. O piloto catalão, Maverick Viñales, estava um pouco menos bem protegido, numa posição secundária.

A maioria dos pilotos começou com pneus duros na frente e macios na traseira. Marc Márquez, que já tinha apanhado um susto na qualificação, regressou ao asfalto depois de um excelente arranque (subiu duas posições). Era, até agora, juntamente com Pedro Acosta, o único que tinha marcado pontos em todas as corridas sprint da temporada; a série de ambos terminou neste sábado. O piloto de Mazarrón completou a corrida, embora não tenha recebido qualquer prémio.

Alex Márquez, finalmente sétimo devido a uma penalização, estava mais preocupado em preservar o espólio que tinha, o quarto lugar, do que em procurar um pódio que estava a fugir gradualmente. Enquanto Brad Binder ameaçava, tanto Eneas Bastianini como Aleix Espargaró tentavam reduzir a distância para o sul-africano. E o piloto de Rimini, consciente de que tinha uma moto melhor do que a dos seus rivais, conseguiu o seu objetivo e ficou apenas um passo atrás do trio vencedor.

Entretanto, Bagnaia dominava sem problemas... ao ponto de cruzar a meta com um conforto estranho para uma corrida deste género. E não se tratou de um ócio de Martin, longe disso, mas sim do clássico "quero e não posso".

Deixando de lado a frustração e a resignação do espanhol, a pior notícia veio de Espargaró, que perdeu o controlo na última volta e sofreu um enorme acidente quando a bandeira axadrezada estava a poucos metros de distância.

Miguel Oliveira, que partiu da 17.ª posição da grelha, chegou ao 10.º lugar na última das 13 voltas desta corrida sprint, mas viu-se ultrapassado, nas últimas curvas, pelo espanhol Pedro Acosta (KTM) e pelo italiano Marco Bezzechi (Ducati).

Na classificação geral, Martin lidera com 180 pontos, Bagnaia 165 e Marc Márquez, que, caiu no sprint, tem 136. Miguel Oliveira, que é 15.º, tem apenas 31 pontos.