Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jorge Martín mantém vivas as esperanças do campeonato de MotoGP: "Fiz uma corrida muito boa"

Reuters
Jorge Martin mantém vivas as esperanças do campeonato com a vitória no sprint de Valência
Jorge Martin mantém vivas as esperanças do campeonato com a vitória no sprint de ValênciaProfimedia
Jorge Martín, da Pramac Racing, venceu o sprint no final do Grande Prémio de Valência, no sábado, para reduzir a liderança do campeonato do mundo de Francesco Bagnaia e preparar um confronto épico na final de domingo.

Martín, que arrancou em sexto na grelha de partida, fez uma exibição de luta pela sua nona vitória ao sprint da época, enquanto Bagnaia, da Ducati, cruzou a linha de meta em quinto lugar no Circuito Ricardo Tormo.

Tal como fez em várias ocasiões esta época, Martin arrancou da linha de partida e passou de sexto para terceiro numa questão de segundos, antes de aproveitar a vantagem de Brad Binder para ultrapassar Bagnaia no final da primeira volta.

"Fiz uma grande aposta ao correr com o pneu médio e o pneu traseiro macio, penso que estávamos um pouco no limite," disse Martin: "A dada altura vi que o Binder estava a afastar-se. Fiz o meu melhor, era ganhar ou cair e correu bem. Espero que amanhã, com bons pneus, eu possa vencer novamente."

Martin fez a sua jogada para a vitória na oitava volta, apanhando o pole-sitter Maverick Vinales com uma explosão de velocidade na reta e, em seguida, aproveitando um erro de Binder quando ele se espremeu para a liderança quando o sul-africano passou por cima.

"Hoje fiz uma corrida muito boa. Na primeira volta tentei ser agressivo e consegui passar alguns tipos logo no início," disse Binder da KTM, que terminou em segundo: "Vi que o Maverick tinha uma diferença sobre nós, por isso baixei a cabeça e consegui apanhá-lo. Perdi um pouco de tempo a tentar ultrapassá-lo. Tive muitos momentos, não tive o suficiente para lutar com o Martín hoje, mas estou muito feliz por estar de volta ao pódio."

Binder terminou à frente do seis vezes campeão de MotoGP Marc Marquez, da Honda, enquanto Vinales, da Aprilia, foi quarto. Este é o último fim de semana de Marquez a correr pela Honda, antes de se mudar para a Gresini Racing para a época de 2024,

"A minha última corrida neste longo período com a equipa Repsol Honda, tentei dar tudo", disse Marquez: "Começando em nono, sabia que era muito difícil, mas estava a esforçar-me muito e quase caí muitas vezes! Vocês conhecem-me, amanhã vou tentar outra vez."

Bagnaia, encalhado no quinto lugar após a primeira volta, não conseguiu recuperar terreno em relação aos quatro primeiros, mas fez bem em aguentar os desafios de Fabio Quartararo, da Yamaha, e Fabio Di Giannantonio, da Gresini Racing.

O italiano, que tem seis vitórias em corridas esta época, tem agora 442 pontos, enquanto Martin tem 428.

Quartararo, o campeão mundial de 2021, não terminou o sprint depois de ter caído enquanto lutava com Bagnaia pelo quinto lugar.