Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Moto GP: Bagnaia-Martin num duelo até à última curva entre Losail e Valencia

Luta até ao fim entre Pecco e Martinator
Luta até ao fim entre Pecco e MartinatorAFP
Pecco Bagnaia esteve sempre à frente de Martin e, neste momento, tem mais 14 pontos na classificação. O espanhol liderou a classificação dos pilotos durante apenas uma noite, na Indonésia, entre a corrida sprint, quando teve sete pontos de vantagem, apenas para cair enquanto liderava a corrida no domingo.

Duas corridas e ainda 74 pontos em disputa para ser coroado Campeão do Mundo de MotoGP: Francesco Bagnaia, com a vantagem de 14 pontos que tem sobre Jorge Martin, vê a linha de chegada do segundo título mundial, que pode, teoricamente, chegar já este fim de semana no Catar.

Por outro lado, o madrileno terá de pressionar o piloto de Torinese em Losail para poder disputar o título em casa, em Valência, a 26 de novembro. O italiano, que parecia estar em dificuldades nas últimas semanas, parece ter redescoberto o brilhantismo do início de época, conseguindo deixar Martinator para trás no passado domingo, em Sepang, e regressando assim da Malásia com mais um ponto e menos uma corrida pela frente.

Uma prova de carácter e resiliência mental que lhe pode dar o título de campeão do mundo. O espanhol, por outro lado, que até agora não tinha nada a perder, terá de provar que consegue aguentar psicologicamente a obrigação de fazer melhor do que o seu adversário se ainda quiser ter esperança no título.

Sempre na frente

Pecco esteve sempre à frente de Martin, que liderou a classificação dos pilotos durante apenas uma noite, na Indonésia, a noite entre a corrida sprint, quando teve mais sete pontos, apenas para cair enquanto liderava a corrida no domingo. De um ponto de vista teórico, Bagnaia só precisaria de somar mais 24 pontos para levar matematicamente o troféu para casa.

Mas o feito parece difícil. Os registos dos dois pilotos no circuito de Losail são semelhantes, com uma vitória cada em 2018: em Moto2 para Pecco, e em Moto3 para Martin. No MotoGP, Bagnaia ostenta um terceiro lugar em 2021, enquanto em 2022 desistiu ao bater na moto do espanhol numa tentativa de ultrapassagem mal calculada.

Os outsiders

Enea Bastianini, galvanizado pela vitória em Sepang, quer afirmar-se no maior patamar. A sua inclusão entre os dois poderá ter repercussões na classificação. Depois, há que contar com Marco Bezzecchi na pista: autor de um início de época impressionante e também de alguns incidentes infelizes fora da pista (e nem sempre por sua culpa), depois da Malásia está fora da corrida ao título de campeão do mundo, mas não tenciona fazer favores a ninguém.

Entretanto, os dois campeões também se desafiam mutuamente nas redes sociais, em jeito de brincadeira. Esta segunda-feira, Bagnaia recompartilhou um vídeo de Gianmarco Tamberi, campeão olímpico e mundial do salto em altura. O atleta lançou "uma operação de apoio" à sua vitória no campeonato do mundo:

"Olá, eu sou Gianmarco Tamberi. Se me perguntarem para quem estou a torcer entre a equipa Pecco e a equipa Martin, não tenho dúvidas: a Itália está orgulhosa de Pecco Bagnaia. Vamos lá, miúdo. Vamos lá!!!", vincou.