MotoGP: Bagnaia conquista a pole na Tailândia com o rival Martin em terceiro
Em condições nubladas e quentes, a estrela italiana da Ducati, Bagnaia, deu a volta ao circuito de Buriram em um minuto e 28,700 segundos - o primeiro piloto a rodar abaixo de 1:29 minutos. O seu ritmo alucinante colocou-o com 0,232 segundos de vantagem sobre o colega de equipa Enea Bastianini.
O espanhol Martin, que tem 20 pontos de vantagem sobre Bagnaia na corrida ao título, quando faltam três fins-de-semana, ocupou a primeira linha, 0,198 segundos mais atrás.
Mas foi uma sessão mista para o piloto da Pramac, que perdeu o controlo da sua Ducati na curva 5 e caiu depois de ter estabelecido o seu tempo mais rápido, não tendo mais nenhuma participação.
Ele caiu duas curvas depois do espanhol Marc Marquez - que estabeleceu um recorde de volta nos treinos de sexta-feira - ter feito o mesmo.
Marquez, da Gresini, que está em terceiro na classificação do campeonato, a 79 pontos de distância e com 37 pontos em jogo este fim de semana, vai partir de quinto, atrás de Marco Bezzecchi numa Ducati-VR46.
"Muito feliz", disse Bagnaia depois de garantir a 22.ª pole position da carreira - e quarta da temporada - para se tornar o mais bem sucedido de sempre da Ducati, ultrapassando o grande australiano Casey Stoner: "Acho que fizemos um trabalho muito bom com a moto e estava confiante de que poderia estar na primeira fila."
Martin, que conquistou a pole em Buriram no ano passado e venceu o sprint e o Grande Prémio, disse que estar na primeira linha era o seu principal objetivo nestas condições: "Estou bem, a primeira linha era o objetivo. Hoje foi bastante difícil, foi muito duro, muito quente e húmido."
O penúltimo fim de semana de corrida da temporada é na Malásia no próximo fim de semana, antes do final da temporada em Valência, em meados de novembro.