MotoGP: Bagnaia faz pole em Montmeló, Miguel Oliveira parte em 14.º
Q1
Franco Morbidelli (1:39.475) e Jack Miller (1:40.147) foram os primeiros a estabelecer as marcas de referência, mas os seus tempos foram baixando com o passar dos minutos. Raul Fernandez foi provisoriamente colocado ao lado do italiano na sessão seguinte, que depois confirmou a sua posição ao baixar para 1:39.145.
O australiano era um dos principais candidatos, mas um acidente inesperado deixou-o fora da corrida. Joan Mir tinha avisado (prova disso é que vai partir em 13.º) e estava pronto para surpreender. Depois, Fabio Quartararo apareceu em grande na reta final e seguiu as pisadas do piloto romano, que foi o mais regular e consistente.
O português Miguel Oliveira, de volta após lesão, não conseguiu passar à Q2 depois de terminar a Q1 no 4.º lugar e vai partir da 14.ª posição no sprint e na corrida de domingo.
Q2
Todas as atenções estavam viradas para Jorge Martin, o líder do Campeonato do Mundo com 24 pontos de vantagem, e "Pecco" Bagnaia. Este último tem de correr riscos durante o fim de semana porque tem pouca margem de erro. Como era de esperar, o atual campeão mostrou-se confiante; o seu principal rival, por outro lado, estava um pouco hesitante.
Álex Márquez teve um pequeno susto depois, quando se abraçou ao asfalto, mas isso não o impediu de continuar. O seu irmão, entretanto, lutava com o piloto nascido em Turim, depois de ter caído pouco mais de um décimo de segundo no ritmo. O piloto da Pramac Racing acabou por completar a sua primeira volta e passou a ocupar provisoriamente a terceira posição.
Bagnaia e Márquez continuaram a lutar pela pole... até que Espargaró apareceu do nada e se colocou entre os dois. Morbidelli, na mesma linha que antes, fez uma manobra surpresa para ultrapassar Martín, que retribuiu o ataque e vai partir em quarto. Jorge poderia ser campeão neste sábado, embora isso não pareça muito provável depois do que aconteceu na qualificação.