MotoGP: Bagnaia faz pole no GP de Emilia-Romagna, Miguel Oliveira parte em 12.º
Q1
A sessão de abertura não correu nada bem aos pilotos espanhóis. Joan Mir vai estar ausente devido a uma febre - é o piloto que falhou mais corridas esta época. Álex Márquez também não esteve muito melhor, caindo no primeiro setor e resignado a partir da última posição.
Melhor esteve o português Miguel Oliveira, que só ficou atrás de Brad Binder e seguiu para a Q2.
Q2
Francesco Bagnaia era, com base no dia anterior, o grande candidato à pole. Um tempo de 1:30.286 fez dele o mais rápido na sexta-feira, embora estivesse ciente de que teria DE igualar ou melhorar esse tempo para segurar Jorge Martín, Marc Márquez - vencedor nas duas últimas corridas - e outros.
Pedro Acosta, finalmente quinto, foi provisoriamente o primeiro, embora a alegria tenha durado apenas alguns segundos. O espanhol, líder do Campeonato do Mundo, estabeleceu o recorde do circuito (1:30.245), mas o campeão em título voou a um ritmo alucinante (1:30.031) e será o rival a bater tanto no sprint de sábado como na prova principal de domingo.
Marc foi para o asfalto pela segunda vez durante o dia, embora três fatores o tenham beneficiado: o acidente foi ligeiro, ainda faltavam alguns minutos para o final da sessão e a moto sofreu poucos danos. No entanto, o 93 não mudou o seu destino e terá de partir em sétimo lugar.
Já Miguel Oliveira também ficou atrás de um espanhol. Aleix Espargaro foi o primeiro a terminar com um tempo de 1:31 e parte em 11.º, um lugar à frente do piloto português, que terminou com um tempo de 1:31:114.