MotoGP: Bagnaia ganha terreno a Martin no sprint de Emilia-Romagna, Miguel Oliveira em 11.º
Com o título de atual campeão mundial e sendo o mais rápido nos treinos finais de sexta-feira e na qualificação de sábado, Francesco Bagnaia foi para o sprint com o rótulo de favorito. Todos os pontos são importantes, ainda mais com apenas sete a separar o atual campeão do concorrente Jorge Martín. O espanhol partiu da segunda posição e pronto a liderar a corrida graças a um arranque brilhante.
Brad Binder e Marc Márquez também tiveram um excelente arranque, embora o piloto sul-africano tenha perdido força rapidamente e regressado à sua posição natural. Eneas Bastianini manteve-se no terceiro lugar, longe dos dois que lutam pelo ouro e com uma margem cada vez maior sobre Martin. Por outro lado, Pedro Acosta subiu para quinto, enquanto Maverick Viñales desceu vários lugares, atrás de Aleix Espargaró que terminou em 12.º. Por seu lado, Miguel Oliveira perdeu duas posições na volta inaugural, baixando do 12.º para o 14.º lugar.
Todas as atenções estavam viradas para a frente, com Martín e Bagnaia envolvidos numa vibrante batalha frente a frente, uma boa metáfora para o que tem sido uma frenética e feroz luta pelo campeonato. A agressividade do piloto da fábrica da Ducati foi recompensada a seis voltas do fim, apesar de ter tido um pequeno susto quando perdeu alguma aderência numa secção da pista, o que não o atrasou. Por seu lado, o Falcão voltou a voar para resgatar três posições e terminar no 11.º lugar.
A ultrapassagem de Pecco, que aproveitou os problemas de Jorge para reduzir a diferença na curva onde se deu a ultrapassagem, revelou-se definitiva, apesar de faltar ainda cerca de metade da corrida. Se antes da metade da corrida a diferença na classificação geral tinha aumentado provisoriamente para 10 pontos, este resultado deixa a diferença em 4 pontos. O próximo episódio terá lugar este domingo, às 12:00, no mesmo local, com o italiano à espreita da liderança.