MotoGP: Bagnaia mais rápido na qualificação da Malásia à frente de Martin
O piloto da Ducati, sob pressão devido à sua desvantagem de 17 pontos em relação ao espanhol (Ducati-Pramac), começou da melhor forma possível a sua desforra em Sepang.
Com um tempo de 1 min 57 seg 679, a dois décimos do recorde do circuito que estabeleceu em 2023, o italiano não vacilou no calor intenso que esgotou o paddock.
Martin caiu quando faltavam 2 minutos e meio para o fim da corrida, quando estava a tentar obter o melhor tempo.
"É positivo ter caído hoje (sexta-feira), vejo os meus limites", reagiu o espanhol.
"Sempre me senti competitivo. Vamos continuar a trabalhar assim", continuou. Será coroado campeão na Malásia se ganhar mais 21 pontos do que Bagnaia na corrida de sprint de sábado e no Grande Prémio de domingo.
Os dois rivais, que estão num duelo sem fôlego há várias semanas, concordaram na quinta-feira que o título iria para o piloto que cometesse menos erros nos últimos dois GPs. Enea Bastianini (Ducati) completa o pódio, quase dois décimos atrás da dupla líder.
O hexacampeão do mundo Marc Marquez (Ducati-Gresini) garantiu por pouco o 10.º lugar, sinónimo de qualificação direta para a segunda sessão de qualificação. Os restantes pilotos terão de passar por repescagens no sábado. Os dois mais rápidos desta sessão disputarão então a Q2, que determinará os doze primeiros lugares da grelha de partida para o sprint e o GP.
Classificação dos treinos de qualificação :
1. Francesco Bagnaia (ITA/Ducati) 1:57.679 (Q)
2. Jorge Martín (ESP/Ducati-Pramac) 0,050 (Q)
3. Enea Bastianini (ITA/Ducati) 0,198 (Q)
4. Maverick Vinales (ESP/Aprilia) 0,462 (Q)
5. Alex Marquez (ESP/Ducati-Gresini) 0,617 (Q)
6. Fabio Quartararo (FRA/Yamaha) 0,624
7. Franco Morbidelli (ITA/Ducati-Pramac) 0,631 (Q)
8. Alex Rins (ESP/Yamaha) 0,657 (Q)
9. Jack Miller (AUS/KTM) 0,681 (Q)
10. Marc Marquez (ESP/Ducati-Gresini) 0,683 (Q).