Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

MotoGP: Bastianini vence Martín após queda de Pecco e Ducati é campeã, Miguel Oliveira em 10.º

André Guerra c/César Suárez
Jorge Martín, perseguido por Enea Bastianini
Jorge Martín, perseguido por Enea BastianiniAndreas SOLARO / AFP
Jorge Martín, apesar de uma controversa ultrapassagem de Bastianini na última volta, foi o grande vencedor do Grande Prémio de MotoGP de Emilia Romagna, depois da queda do rival direto pelo Campeonato do Mundo, Pecco Bagnaia, que rolou no asfalto em terceiro a sete voltas do fim. Por outro lado, a Ducati celebrou a sua 100.ª vitória numa corrida e garantiu o título mundial de construtores, enquanto Miguel Oliveira ganhou uma posição e terminou em 10.º.

Jorge Martín reagiu muito bem a partir do segundo lugar quando as luzes se apagaram, mas na segunda curva Bagnaia passou por ele para recuperar a liderança. Márquez, por sua vez, começou mal, perdeu até três posições para chegar a sétimo, embora a queda de Binder e uma boa manobra de ultrapassagem lhe tenham permitido voltar ao quinto lugar, logo atrás de Acosta e do trio da frente Bagnaia-Martín-Bastianini.

As faíscas voavam. Martinator pressionou Pecco, que parecia ter dificuldades em manter um ritmo elevado. Na volta 5 de 27, o atual líder do Campeonato do Mundo conseguiu ultrapassar o campeão e abriu gás para fugir. Até Bagnaia cedeu o segundo lugar para Bastianini, que foi em busca da vitória e colou a Martin na volta 9. A vitória seria discutida entre os dois.

Algumas voltas depois, Pedro Acosta caiu quando buscava o pódio, deixando Marc Márquez em quarto lugar. Uma pena para o rookie. E uma oportunidade para o veterano apanhar Bagnaia.

Um golpe para o Campeonato do Mundo

Passada a metade da corrida, a 13 voltas do final, os pneus da Ducati de Bagnaia finalmente começaram a funcionar. Passou a rodar consistentemente abaixo de 1:31, separou-se definitivamente de Márquez e aproximou-se dos dois primeiros. Mas correu demasiados riscos e, numa manobra de travagem a sete voltas do final, caiu no asfalto. O golpe para o Campeonato do Mundo tinha sido dado.

Martin foi avisado da queda do seu rival, mas continuou a lutar arduamente para vencer, apesar de Bastianini estar colado. E na última volta, o italiano arriscou uma ultrapassagem por dentro e tocou em Martin, que teve de travar para não cair.

Bestia roubou a vitória a Martín, conquistou a 100.ª vitória da Ducati e entregou o título de construtores aos italianos, enquanto Márquez completou o pódio e Miguel Oliveira beneficiou das quedas para terminar no 10.º posto.

O circo do MotoGP continua na próxima semana, saindo do continente europeu para as estradas do asiático no Grande Prémio da Malásia que promete uma luta ainda mais renhida pelo título de pilotos entre atual campeão Bagnaia e o líder Martin.