MotoGP: Bezzecchi conquista pole no GP inaugural da Índia, Miguel Oliveira em 19.º
O piloto da Ducati-VR46 registou um tempo máximo de um minuto e 43,947 segundos na segunda qualificação, com Jorge Martin e o campeão do mundo Francesco Bagnaia a completarem a primeira linha nas posições dois e três.
Mas Alex Marquez está excluído da corrida de domingo depois de o espanhol - nono na classificação - caiu com a sua Ducati-Gresini e fraturou as costelas na primeira sessão de qualificação.
Bezzecchi deixou a pista a arder com a sua velocidade sob um calor extremo, o mesmo que obrigou os organizadores a reduzir a corrida de domingo em três voltas, para 21.
"Foi difícil, mas esta manhã senti-me melhor na moto", disse Bezzecchi. "Muito feliz por esta pole position. É importante começar o sprint e a corrida de amanhã (domingo) na pole".
Bezzecchi continua a ser um candidato ao título de 2023, 65 pontos atrás do líder do campeonato, Bagnaia.
Martin, que venceu a última corrida em Misano e está em segundo lugar na tabela, 36 pontos atrás de Bagnaia, ficou a 0,043 segundos do tempo de Bezzecchi na sua Pramac-Ducati.
"Duas primeiras filas consecutivas, estou feliz por estar a fazer isso. Feliz por estar aqui", apontou o espanhol.
A corrida de sprint de sábado também foi reduzida para 11 voltas, em vez das habituais 12, depois de os pilotos se terem queixado do calor, que deve aumentar no domingo. Bagnaia, com uma Ducati de fábrica, tentou acelerar nas últimas voltas, mas ficou satisfeito com a posição na primeira fila, enquanto procura aumentar a liderança no campeonato.
Luca Marini terminou em quarto lugar na qualificação, depois de ter sido o melhor no segundo treino de sexta-feira. Os pilotos da Honda, Joan Mir e o espanhol Marc Marquez, completam a segunda linha em quinto e sexto lugares.
Já Miguel Oliveira vai arrancar da 19.ª posição.