Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

MotoGP: Enea Bastianini conquistou a vitória na corrida sprint do Grande Prémio da Tailândia

Reuters
Enea Bastianini, da Ducati Lenovo Team, em ação durante o sprint
Enea Bastianini, da Ducati Lenovo Team, em ação durante o sprintReuters / Athit Perawongmetha
Enea Bastianini, da Ducati, venceu o sprint no Grande Prémio da Tailândia, no sábado, para conquistar a sua segunda vitória da temporada, à frente do líder do campeonato mundial Jorge Martin e do atual campeão Francesco Bagnaia.

O segundo lugar d eMartin permitiu-lhe aumentar por pouco a sua vantagem sobre o pole-sitter Bagnaia no campeonato em dois pontos, para 22, a caminho da corrida de domingo.

Martin quase teve um arranque de sonho quando disparou para a liderança por uma fração de segundo à entrada da primeira curva, mas a agressividade custou-lhe a passagem para a frente e caiu para quinto, enquanto Bastianini passou para a frente à frente do colega de equipa Bagnaia.

"Acreditem em mim, acho que foi a corrida mais difícil da época, estava tanto calor atrás dos outros pilotos", disse Martin: "Na primeira volta estava a travar muito forte e vi que se soltasse o travão ia bater em alguém, por isso preferi ir para a frente e perder algumas posições e, a partir desse momento, passei a esforçar-me muito, muito, recuperei posições e consegui o objetivo de hoje. Amanhã vai ser um dia longo, muito diferente, e espero que consigamos fazer o mesmo."

Martin voltou gradualmente para quarto e ultrapassou o piloto da Gresini Racing, Marc Marquez, para ficar atrás de Bagnaia.

Com Martin no seu encalço, Bagnaia fez o seu melhor para se aguentar, mas acabou por ser perseguido na sétima volta, embora o rival da Pramac Racing tenha arriscado incorrer numa penalização depois de ter estado a centímetros de exceder os limites da pista.

"Comecei bem, mas depois perdi as posições. Estava a perder alguma coisa, o que é bastante estranho comparado com as minhas sensações nas outras sessões," disse Bagnaia: "Mas, de qualquer forma, conseguimos terminar em terceiro, perdemos dois pontos e podemos concentrar-nos para amanhã."

Nenhum dos dois rivais pelo título esteve perto de negar a vitória a Bastianini, com o italiano a construir uma vantagem confortável e a cruzar a linha de meta bem à frente de Martin.

Marquez e o irmão Alex (Gresini) terminaram em quarto e quinto, enquanto Franco Morbidelli, da Pramac Racing, foi sexto. A dupla da VR46 Racing, Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio, completou o lote dos oito primeiros da Ducati.

A penúltima corrida da época tem lugar na Malásia no próximo fim de semana, com a temporada a terminar em Valência duas semanas depois.