Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

MotoGP: Jorge Martin determinado a evitar erros na Austrália, com o título em jogo

Martin antes do MotoGP da Indonésia
Martin antes do MotoGP da IndonésiaAFP
O espanhol Jorge Martin está determinado a não cometer erros na corrida pelo título em Phillip Island esta semana, depois de uma falha na Indonésia lhe ter custado a liderança da classificação de MotoGP.

No passado fim de semana o piloto da Pramac venceu o sprint no circuito de Mandalika em Lombok, o que lhe deu uma vantagem de sete pontos sobre o italiano Francesco Bagnaia. Mas desperdiçou os seus esforços no Grande Prémio de domingo, caindo numa armadilha de gravilha quando tinha uma vantagem de três segundos e parecia estar pronto para a sua quarta vitória do ano.

Foi a primeira vez que não conseguiu marcar um ponto num Grande Prémio desde a terceira ronda em Austin, em abril.

Com apenas cinco das 20 etapas da temporada em seu nome, ele não pode mais se dar ao luxo de escorregar na Austrália. Bagnaia, com a sua Ducati, tem agora 18 pontos de vantagem e o compatriota Marco Bezzecchi ainda está na corrida, com 45 pontos de atraso.

Jorge Martin atribuiu o seu acidente a uma pista suja e insistiu que se tratou de um incidente isolado.

"Não cometi nenhum erro em 14 corridas. São apenas estatísticas. Estava destinado a acontecer mais cedo ou mais tarde", disse ele: "Por isso, para as restantes corridas, sinto-me confiante para lutar pela vitória.

O atual campeão do mundo Bagnaia aceitou o presente de Martin com a sua sexta vitória no MotoGP de 2023, a primeira desde a Áustria em agosto. Esse triunfo deu a Bagnaia uma vantagem de 66 pontos sobre Martin, mas lesões e erros, incluindo não terminar na Catalunha e na Índia, permitiram que o seu rival diminuísse a sua vantagem.

O italiano disse que o seu regresso ao círculo dos vencedores tinha aumentado a sua confiança antes do duro fim de semana australiano.

"É muito importante voltar a ter este desempenho", disse ele, acrescentando que isso lhe deu "muita motivação". "Não só para mim, mas também para a minha equipa. Eles tentam sempre dar o melhor que podem.

No Grande Prémio do ano passado, o circuito de Phillip Island foi prejudicado pela chuva persistente, esperando-se mais esta semana.

Apesar dos elementos, a corrida de 2023 foi um verdadeiro thriller, com o espanhol Alex Rins a terminar em primeiro, à frente del Marc Marquez e de Bagnaia, num dos três primeiros lugares mais apertados que o desporto já viu. Martin bateu o recorde de nove anos de voltas para conquistar a pole position, antes de terminar em sétimo. 

Para além de Rins, Marquez (Honda) e Maverick Vinales (Aprilla) são ambos antigos vencedores do evento australiano.

O herói local Jack Miller, que ocupa o nono lugar no campeonato do mundo, também vai estar atento ao seu circuito caseiro, confiante de que a sua KTM está bem adaptada às condições de Phillip Island.

"Acho que a KTM pode funcionar muito bem na ilha", disse: "A moto é boa e ágil a altas velocidades, que é o que precisamos na ilha, e há sempre boa aderência. Estou a fazer figas para que possamos fazer um bom espetáculo para os fãs locais.