Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

MotoGP: Jorge Martín, o mais estranho campeão do mundo dos últimos 20 anos

César Suárez
Atualizado
Jorge Martín, Campeão do Mundo de MotoGP depois de vencer Bagnaia, refletido nos seus óculos
Jorge Martín, Campeão do Mundo de MotoGP depois de vencer Bagnaia, refletido nos seus óculosManaure Quintero / AFP
Martinator pode agora orgulhar-se de ser o melhor piloto de MotoGP do mundo. No último Grande Prémio do ano, no circuito de Montmeló, apoiado por milhares de adeptos espanhóis, o espanhol fez valer a sua vantagem de 19 pontos sobre o já destronado Pecco Bagnaia.

Leia aqui como foi a última corrida do MotoGP

É o prémio da consistência, da constância, de saber ler quando se deve arriscar e quando se deve conservar. Saber usar o cérebro e não a adrenalina. E isso não é fácil de gerir quando se anda a 300 km/h numa grande mota.

Jorge Martin (26 anos) é campeão do mundo de MotoGP apesar de não fazer parte da equipa oficial da Ducati. Em teoria, tem a mesma moto que Bagnaia e Bastianini, mas na prática as peças novas chegam mais cedo da fábrica para a primeira equipa e o apoio técnico e logístico para desenvolver as atualizações, por razões óbvias, não é o mesmo. Ganhar o Campeonato do Mundo como parte de uma equipa satélite é algo que não é conseguido desde 2001 com um certo Valentino Rossi na Nastro Azzurro Honda NSR500.

Jorge Martín também teve de correr durante muitos meses sabendo que a Ducati preferia Marc Marquéz e que no próximo ano vai sair com a sua equipa, Prima Pramac, para a Aprilia. Mas terá o número 1 na sua mota. 

E fá-lo-á depois de o seu rival mais próximo, Pecco Bagnaia, ter ganho 10 Grandes Prémios em 2024 (sem contar com o GP da Solidariedade). Para o espanhol, que só subiu ao topo do pódio nas corridas longas de Portugal, França e Indonésia, foi fundamental acumular muitos segundos lugares para além das sete vitórias ao sprint.

Desta forma, alcançou o seu sonho e tornou-se o novo rei da categoria rainha do motociclismo.