Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

MotoGP: Pecco Bagnaia vence GP da Áustria, Miguel Oliveira termina em 12.º

Mário Rui Ventura e Julie Marchetti
Pecco Bagnaia fez o pleno no Grande Prémio da Áustria
Pecco Bagnaia fez o pleno no Grande Prémio da ÁustriaAFP
Depois da corrida sprint, no sábado, Francesco Bagnaia venceu este domingo a corrida principal do Grande Prémio da Áustria, no circuito de Spielberg, e assumiu a liderança do campeonato. Miguel Oliveira, que partiu da 13.ª posição, chegou a estar em 18.º, depois de um incidente com vários pilotos logo no arranque, mas fez uma corrida em crescendo, terminando no 12.º lugar.

Após o seu bom fim de semana, Francesco Bagnaia era apontado como o vencedor deste domingo em Spielberg. Sem surpresas, o italiano esteve em grande forma e venceu à frente de Jorge Martin e Enea Bastianini.

O bicampeão mundial conquistou o seu 25.º triunfo, o sétimo triunfo em 2024, e isolou-se na liderança da classificação de pilotos, com 275 pontos, mais cinco do que o espanhol Jorge Martin (Ducati), com quem dividia o primeiro lugar e hoje foi segundo no circuito de Spielberg, a 3,232 segundos. O italiano Enea Bastianini (Ducati) terminou no terceiro posto, a 7,357 segundos de Bagnaia.

Líderes lado a lado

As partidas do atual campeão e de Jorge Martin foram um reflexo dos dois líderes. No entanto, Marc Marquez foi forçado a largar na primeira curva e caiu para 13º. Mais rápido após uma volta, Bagnaia foi capaz de ultrapassar facilmente o piloto da Pramac e assumir a liderança.

Atrás deles, Enea Bastianini ficou a 0,4" do espanhol e lutou para ganhar um pouco mais de tempo. Na frente, o seu companheiro de equipa não conseguiu fugir.

Quando os pneus do Martinator finalmente aqueceram, conseguiu efetuar a volta mais rápida e manter-se na roda do líder. Além disso, distanciou-se de Bastianini por 2,4 segundos (13.ª volta).

Mais atrás, Marc Marquez conseguiu recuperar terreno no espaço de uma dúzia de voltas e subir para o 6.º lugar após a queda de Jack Miller (12.ª volta).

O regresso da coroa provisória para Bagnaia

A outra metade da corrida viu Bagnaia fazer a sua estreia. Mais de um segundo e meio atrás do seu principal rival, conseguiu gerir o seu ritmo e afastar-se dele. Martin não conseguiu apanhá-lo, enquanto "Pecco" fez uma bela exibição.

E apesar de o italiano ter colocado toda a gente de acordo na frente, Marc Marquez ainda não tinha dito a sua última palavra. Regressando ao 4.º lugar a 10 voltas do fim, fez uma tentativa para o pódio. Só que, 8 segundos atrás de Bastianini, a tarefa era demasiado árdua.

Quanto a Miguel Oliveira, que se viu envolvido no incidente logo no arranque, caindo do 13.º para o 18.º lugar, após ter ultrapassado os limites de pista, ainda espreitou os pontos, chegou a ser 11.º mas na última volta caiu mesmo para o 12.º lugar final, a 30,702 segundos do vencedor, melhorando uma posição face à ocupada na grelha de partida, contando agora 55 pontos na classificação de pilotos, mantendo-se como 13.ª classificado.