Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ott Tänak lidera Rali do Chile após primeiro dia de prova

Ott Tänak lidera Rali do Chile com 0,4 segundos de vantagem sobre Elfyn Evans
Ott Tänak lidera Rali do Chile com 0,4 segundos de vantagem sobre Elfyn EvansGuillermo SALGADO / AFP
O piloto estónio Ott Tänak (Hyundai i20) terminou esta sexta-feira o primeiro dia do Rali do Chile, 11.ª prova da temporada, na frente da classificação, com o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) a atrasar-se devido a um furo.

Ott Tänak, campeão mundial em 2019, terminou este primeiro de três dias de prova com apenas 0,4 segundos de vantagem sobre o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que é o segundo classificado, e 7,1 sobre o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris).

Não gosto deste tipo de piso. Quando está muito seco, não me sinto tão confortável e tenho de lutar contra o carro e o meu estilo de pilotagem”, disse Rovanperä.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20), líder do campeonato à partida desta ronda, perdeu 30 segundos pelo facto de ser o primeiro em pista e terminou apenas em sexto.

Não havia muito que pudesse fazer”, lamentou Neuville, que admitiu ter cometido “um erro com a afinação do carro”.

Também Ogier teve pouco a fazer, apesar de ter começado o dia como o mais forte nas pistas chilenas. O piloto francês venceu a primeira especial do dia, depois embateu numa berma e furou, perdendo 1.50 minutos para mudar o pneu. Da parte da tarde venceu mais dois troços e teria terminado o dia na frente, com 30 segundos de vantagem, se não fosse o percalço.

Aproveitou Tänak, que chegou à liderança na quinta das seis especiais do dia, depois de um começo tímido. O piloto estónio era o quinto classificado a meio do dia, lutando com a falta de confiança no seu Hyundai.

Sábado disputam-se mais seis troços, com um total de 140 quilómetros cronometrados.