Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Norris vence em Singapura, Max em segundo e Piastri completa o pódio

César Suárez
Norris manteve a sua pole position na partida.
Norris manteve a sua pole position na partida.ROSLAN RAHMAN / AFP
Lando Norris venceu no circuito de Marina Bay, mas não reduziu muito a diferença para Max Verstappen no Campeonato do Mundo, já que o neerlandês conseguiu terminar em segundo. Piastri completou o pódio, Carlos Sainz, com uma brilhante manobra da Ferrari, terminou em sétimo, com Fernando Alonso logo atrás, fazendo um novo milagre.

Esperavam-se hostilidades ou até algum toque, mas foi um arranque limpo e com Norris a quebrar a malapata da primeira curva para segurar a liderança ao final da primeira volta pela primeira vez esta época. Verstappen segurou Hamilton, apesar de o inglês ter sido o único piloto da frente a escolher pneus macios.

Alonso manteve o seu cobiçado sétimo lugar, mas não Sainz, que perdeu dois, para Colapinto - que ganhou quatro - e Perez, para escapar à primeira volta em 12º.

A partir daí, a enorme dificuldade de ultrapassagem tornou-se evidente. Norris aumentou o ritmo para tirar Verstappen do DRS e abrir uma boa diferença diferença. Mas pouco mais aconteceu, enquanto se aguardava um possível safety car ou gestão dos pneus.

Que manobra da Ferrari

Foi na volta 14 (de 62) que algo interessante aconteceu. Sainz, cansado de dar voltas atrás de Tsunoda, entrou nas boxes para fazer a sua paragem e tentar algo diferente, como um undercut a vários rivais ao mesmo tempo. Quando todos pararam, após a metade da corrida, o espanhol já tinha ganhado seis posições e estava em sexto.

Uma manobra brilhante dos engenheiros da Cavallino Rampante. A parte má é que no final da corrida iria sofrer com pneus muito velhos. Mas era isso ou ficar fora dos pontos.

Depois, a 19 voltas do fim, com ordens de equipa, deixou passar Leclerc, que tinha ultrapassado Alonso e estava com pneus mais frescos, para que o monegasco pudesse lutar para apanhar Hamilton. Fez isso sem problemas e quase conseguiu alcançar Russell.

À frente, na luta pelo pódio, Piastri já tinha feito uma boa ultrapassagem aos dois Mercedes e garantiu um lugar no pódio atrás dos inatingíveis Norris e Verstappen.

Os sustos de Norris

Com uma vantagem de quase meio minuto sobre o segundo classificado, Norris teve um par de quase-acidentes, tocando no muro algumas vezes. Erro monumental, risco excessivo... um 'Toma uma bebida', disseram a Lando pelo rádio para manter a concentração e não correr mais riscos. Lando bebeu e conseguiu mais uma vitória, embora o Campeonato do Mundo se tenha tornado mais difícil para ele.