Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Norris e Verstappen prontos para o confronto no Texas

Max Verstappen, da Red Bull, durante uma conferência de imprensa após a corrida em Singapura
Max Verstappen, da Red Bull, durante uma conferência de imprensa após a corrida em SingapuraReuters / Caroline Chia
O líder da Fórmula 1, Max Verstappen, espera um Red Bull mais rápido no Texas este fim de semana, enquanto Lando Norris procura acelerar o ímpeto da McLaren e bater o seu rival pela quinta corrida consecutiva.

A temporada de 24 corridas começa o seu último e decisivo trimestre, com o Circuito das Américas, em Austin, a acolher um sprint no sábado, com oito pontos extra em jogo.

O Grande Prémio dos Estados Unidos, no domingo, dá início a uma série de três corridas na América do Norte e na América do Sul, com o México e o Brasil a seguirem-se em fins-de-semana sucessivos, antes de Las Vegas, Catar e Abu Dhabi encerrarem seis rondas em oito semanas.

A liderança deVerstappen é de 52 pontos, contra 78 à entrada para a pausa de agosto, com 180 ainda por ganhar e Norris a precisar de ultrapassar o seu rival em mais de oito pontos por fim de semana, em média.

"Os próximos dois meses vão ser incrivelmente atarefados, mas também emocionantes. Estou pronto para voltar ao carro, então vamos mostrar ao Texas o que podemos fazer", disse Norris.

O tricampeão Verstappen venceu os três sprints desta temporada, somando um máximo de 24 pontos, e ainda há três pela frente.

Norris conquistou apenas nove pontos esta época com o formato de corrida curta e pode precisar de alguma ajuda do colega de equipa Oscar Piastri, mas Verstappen também não ganhou nada desde o sprint na Áustria em junho.

Verstappen dominou o sprint e o grande prémio em Austin no ano passado e a Red Bull tem estado ocupada com o seu carro desde a última corrida em Singapura, a 22 de setembro.

"Tivemos algumas semanas longe das corridas, o que nos deu tempo para nos concentrarmos e trabalharmos arduamente no nosso desempenho antes do Grande Prémio dos Estados Unidos", disse Verstappen.

"Fizemos algumas alterações no carro para nos adaptarmos melhor a este circuito, por isso vamos ver se isso nos torna mais competitivos quando formos para a pista", acrescentou.

O companheiro de equipa mexicano de Verstappen, Sergio Pérez, tem sempre muito apoio em Austin e precisará de um impulso enquanto procura dar a volta a uma péssima forma antes da sua corrida em casa, com a McLaren 41 pontos à frente na classificação dos construtores.

A Ferrari e a Mercedes, com o sete vezes campeão do mundo Lewis Hamilton a ser um dos favoritos dos fãs locais, também vão apostar nas suas hipóteses e isso ajudaria Norris se se colocassem entre ele e Verstappen.

"Trazemos o nosso último pacote de atualização da época para o Texas e o nosso objetivo é reduzir a diferença para a frente", disse o chefe de equipa da Mercedes, Toto Wolff.

"Desde Singapura, temos trabalhado a fundo e as curvas de alta velocidade desta pista serão um teste útil para as atualizações que introduzimos nas corridas anteriores", comentou Fred Vasseur, da Ferrari.

O australiano Daniel Ricciardo vai estar ausente depois de ter sido substituído na RB, propriedade da Red Bull, pelo neozelandês Liam Lawson, de 22 anos, que herda uma penalização de motor como prenda de despedida.

Lawson, que só conduziu na pista no simulador, vai tentar conquistar um lugar permanente para a próxima época e fazer valer a sua posição como futuro substituto de Pérez.

Alex Albon, na Williams, faz a sua centésima corrida, enquanto a Sauber, que está sediada na Suíça, já não marca um ponto há um ano.

O fim de semana da corrida de Austin coincide com um jogo de futebol americano universitário entre a Universidade do Texas Longhorns e os Georgia Bulldogs, bem como com um concerto de Eminem, no circuito, após a qualificação.

"Pensamos que este é o maior fim de semana de sempre (em Austin) para o entretenimento desportivo e é como tal que o estamos a anunciar", afirmou o promotor Bobby Epstein.