Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

WRC: Rovanpera vence no Chile e Neuville aproxima-se do título

Reuters
Kalle Rovanpera durante uma entrevista
Kalle Rovanpera durante uma entrevistaTT News Agency / Micke Fransson via Reuters
Kalle Rovanpera, da Toyota, venceu o Rali do Chile em condições de nevoeiro no domingo, com Thierry Neuville, da Hyundai, a dar um grande passo em direção ao seu primeiro título mundial, apesar de a sua vantagem no campeonato ter sido reduzida para 29 pontos.

Rovanpera derrotou o seu companheiro de equipa Elfyn Evans por 23,4 segundos no rali de Concepción, assegurando a quarta vitória do finlandês naquela que é apenas uma época parcial para o atual duplo campeão do mundo.

A vitória, na última ronda de cascalho da época, foi a 15.ª da carreira de Rovanpera.

Ott Tanak, da Hyundai, completou o pódio, 20,5 segundos atrás de Evans, com Neuville em quarto.

Neuville tem agora 207 pontos contra 178 de Tanak, com Sebastien Ogier da Toyota com 166 e Evans com 161, a duas jornadas do fim.

O belga pode conquistar o título no rali da Europa Central do próximo mês, em estradas de asfalto na Alemanha, República Checa e Áustria.

"Sabíamos que ia ser um fim de semana desafiante, não tínhamos o pacote de desempenho deste fim de semana", disse Neuville: "Era visível para toda a gente que não conseguíamos lutar contra os Toyotas. Temos mais dois eventos este ano, estamos ansiosos por eles e estou contente por a gravilha ter acabado."

As esperanças de Ogier de alcançar um recorde de nono título diminuíram, apesar de ter garantido o máximo de pontos no domingo, depois de se ter retirado da penúltima etapa de sábado com danos na suspensão.

A Toyota reduziu a diferença para a líder Hyundai na classificação dos construtores para 17 pontos, com tudo ainda por disputar.