Moukoko está de volta aos sub-21 da Alemanha: "Deve provar o seu valor de novo"
"Há concorrência no ataque. É preciso mostrar e provar sempre, e isso também se aplica a Youssoufa", enfatizou o técnico da seleção sub-21 da Alemanha, Antonio Di Salvo, antes dos dois primeiros de um total de quatro jogos de teste a caminho do Mundial na Eslováquia (11 a 28 de junho).
A garantia de uma vaga regular contra a Dinamarca na sexta-feira (17:00) em Aachen, e quatro dias depois no emocionante jogo em Valenciennes contra a França, medalhista olímpica de prata, parece diferente.
Siga o Alemanha - Dinamarca no Flashscore
Moukoko não foi convocado para as duas últimas pausas internacionais, com outros jogadores a serem destacados durante a "pausa para aclimatação" acordada com Di Salvo.
Maximilian Beier, Karim Adeymi, Paul Wanner, Ansgar Knauff, Nick Woltemade e Nicolo Tresoldi produziram fogos de artifício ofensivos em quatro jogos: dez pontos e 20-6 em golos fizeram de Moukoko um homem esquecido no final das eliminatórias para o Campeonato da Europa.
Mas agora o camaronês está de volta.
"Ele está saudável e ansioso para jogar pela seleção sub-21", disse Di Salvo, que tem muito trabalho a fazer com o seu avançado. Quase nada resta da euforia após a sua fantástica estreia como titular no final de setembro, na vitória por 8-0 sobre o Saint-Etienne, com dois golos e uma assistência.
Euforia inicial evaporou-se em Nice
A dura realidade: banco de suplentes e pouco tempo de jogo. Depois de Moukoko ter perdido a oportunidade de ser titular e ter sido substituído ao intervalo na Liga Europa durante a semana, um jovem avançado foi mesmo preterido no passado domingo, no empate 2-2 com o Lille.
"No desporto ao mais alto nível, não há presentes", disse o treinador do Nice, Franck Haise, sobre a despromoção de Moukoko.
"Em algum momento terá a sua chance novamente", acrescentou o técnico.
O tempo fora com os sub-21 pode ser exatamente o que Moukoko precisa para recarregar as baterias. Nas suas três participações nas eliminatórias para o Campeonato Europeu, Moukoko fez seis golos e foi considerado intocável sob Di Salvo.
Mas agora terá de provar o seu valor novamente.