Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Multa pesada e outras sanções para o Melbourne Victory depois da invasão de campo no dérbi

Reuters, Pedro Fernandes
Violenta invasão de campo dos adeptos do Melbourne Victory interrompeu o dérbi frente ao Melbourne City
Violenta invasão de campo dos adeptos do Melbourne Victory interrompeu o dérbi frente ao Melbourne City Twitter
A federação australiana de futebol (FA) aplicou um total de mais de 310 mil dólares (cerca de 290 mil euros) em multas e "significativas" sanções desportivas ao Melbourne Victory, equipa do português Nani, na sequência da violenta invasão de campo que resultou na lesão de um atletas no dérbi da A-League diante do Melbourne City, em dezembro passado.

O guarda-redes do Melbourne City, Tom Glover, ficou mal tratado depois de ter sido atingido na cara por um balde de metal, após uma invasão de campo dos adeptos rivais, que originou a suspensão do jogo.

Para além da multa, o Melbourne Victory foi sancionado com a perda de 10 pontos em jeito de pena suspensa, medida que será aplicada no caso de se registar nova "conduta grave por parte de um adepto" no que falta jogar da presente temporada a nas três que se seguem.

O clube ficou ainda impedido de vender bilhetes para a zona onde se encontravam os adeptos que invadiram o relvado e não receberá qualquer bilhete para jogos como visitante até ao final da época. A FA calculou que estas sanções custem cerca de 65 mil euros aos cofres do emblema.

O encontro em questão será retomado em abril e iniciar-se-á ao minuto 22, altura em que foi suspenso e na qual o Melbourne City vencia por 1-0.

James Johnson, dirigente da FA, adjetivou o momento como o "pior" do futebol australiano desde o início da A-League, em 2004.

"O terreno de jogo é sagrado e a segurança dos nossos jogadores e árbitros é primordial. As pessoas que entraram ilegalmente no relvado, causando estragos e agredindo física e verbalmente os jogadores e os árbitros, passaram o limite", vincou o responsável, acrescentando que "as sanções impostas ao Melbourne Victory são um passo necessário para assegurar que criamos um ambiente onde o futebol é a prioridade e através do qual a nossa comunidade pode desfrutar dos jogos".

A FA já baniu também, em alguns casos de forma vitalícia, 17 adeptos identificados como tendo estado envolvidos no incidente.

O Melbourne Victory, clube representado por Nani, que recentemente se lesionou com gravidade no joelho, já reagiu às sanções aplicadas e revelou que não vai apresentar recurso.

"O Melbourne Victory cumprirá todas as sanções impostas pela FA na sua determinação final e está a trabalhar com as partes interessadas e relevantes para garantir que os seus jogos sejam disputados num ambiente seguro para jogadores, adeptos e todos os envolvidos", sublinhou o emblema em comunicado.