Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de hóquei em patins: Portugal goleia EUA na estreia com duas mãos-cheias de golos (10-2)

Gonçalo Alves anotou um hat-trick
Gonçalo Alves anotou um hat-trickFPP
A seleção portuguesa goleou os Estados Unidos por 10-2 na primeira jornada do Grupo A do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, embora tenha passado por um calafrio no arranque do segundo tempo quando sofreu dois golos consecutivos dos norte-americanos. No outro jogo do grupo, a Argentina goleou a Angola por 7-1 no torneio disputado em Novara, Itália.

A turma de Paulo Freitas entrou na quadra com largo favoritismo para defrontar uma seleção norte-americana cujo único elemento a atuar fora do país é o guarda-redes Didac Sánchez, que desde cedo mostrou qualidade e foi adiando o golo inaugural. Do outro lado, Girão foi obrigado a mostrar serviço para travar um contra-ataque perigoso.

Foi preciso esperar 14 minutos - e um desconto de tempo certeiro - até que a rede abanasse num forte remate de primeira de Gonçalo Pinto a surpreender Sanchez. Foi assim que se abriu a comporta dos golos, já que no minuto seguinte, Gonçalo Alves dobrou a vantagem numa transição rápida.

Seleção portuguesa é candidata ao título
Seleção portuguesa é candidata ao títuloFPP

A seleção nacional acabaria por fazer o 3-0 antes do descanso, com o bis de Gonçalo Pinto, embora fosse uma vantagem magra para a avalanche ofensiva do primeiro tempo.

No reatamento, o capitão norte-americano Shaun Schmelcher teve demasiado tempo e espaço atrás da baliza para servir o remate no ar de Alec Moyer que bateu o recém-entrado Xano Edo e, logo no minuto seguinte, a mesma dupla combinou com um belo passe do capitão a surpreender toda a gente para fazer o 3-2. 

Foram seis minutos de desconcentração e facilitismo dos portugueses, que acabariam por resolver o jogo graças a Gonçalo Alves. O jogador do FC Porto teve alguma sorte no quarto golo luso com um remate desviado pelo patim de um defesa, antes de assinar o hat-trick na recarga a uma grande penalidade (5-2). 

João Rodrigues brilhou nos últimos minutos
João Rodrigues brilhou nos últimos minutosWorld Skate

Nos últimos minutos, Portugal ligou a torneira dos golos com João Rodrigues a juntar dois golos consecutivos de grande qualidade antes de assistir Vieirinha, chegar ao hat-trick e estabelecer o resultado final com o poker (10-2). O avançado que regressou ao Benfica depois de uma passagem pelo Barcelona ainda podia ter assinado o quinto golo da conta pessoal, mas Didac Sanchez voltou a brilhar ao travar a grande penalidade a 43 segundos do fim.

Na terça-feira, Portugal vai defrontar a Angola na segunda jornada, que perdeu com a campeã em título Argentina por 7-1, às 17:30.

Ficha de jogo

Cinco inicial de Portugal: Girão, Rafa, Zé Miranda, João Rodrigues (4) e Xavi Cardoso.

Jogaram ainda: Xano Edo, Gonçalo Alves (3), Hélder Nunes, Vieirinha (1) e Gonçalo Pinto (2).

Treinador: Paulo Freitas.

Cinco inicial dos Estados Unidos: Didac Sanchez, Alec Moyer (2), Colby Moyer, Shaun Schmelcher e Pablo Aguaron.

Jogaram ainda: Josh Englund, Andrew Woolfolk, Matt Price e Marco Aguaron.

Treinador: James Ferguson.

A comitiva portuguesa em Novara, Itália
A comitiva portuguesa em Novara, ItáliaFPP