Na Black Friday, cinco contratações baratas que renderam milhões
Mas se as ofertas são verdadeiras ou apenas um chamariz, o que sabemos é que diversas equipas de futebol já faturaram milhões com verdadeiras "pechinchas" no mercado.
Jogadores que chegaram a preço de saldo e transformaram-se em enormes quantias de dinheiro nos cofres. O Flashscore aponta algumas dessas "minas de ouro".
Zinedine Zidane
O histórico de negociações de Zidane é surpreendente. O ex-médio francês, campeão do mundo e carrasco do Brasil em dois Mundiais, foi contratado pelo Bordéus, em 1992, por 7 milhões de euros. O jogador, naquela ocasião, tinha descido de divisão ao serviço do Cannes.
No Bordéus, Zidane prosperou, conquistou o seu primeiro título como profissional e ainda chegou à final da Taça UEFA na temporada 1995/1996, onde foi derrotado pelo Bayern Munique.
Já apontado como um dos grandes jogadores da época, o Bordéus vendeu Zidane à Juventus por aproximadamente 35 milhões de francos, cerca de 5,5 milhões de euros - menos do que tinha pago ao Cannes.
Um preço de saldo para a Velha Senhora, que faturou, anos depois, 74 milhões de euros com a transferência de Zidane para o Real Madrid. Além, claro, dos títulos gerados pelo jogador como figura central.
Cássio
Cássio jamais foi negociado pelo Corinthians. Mas o guarda-redes, com certeza, já propiciou muitos milhões nos cofres da equipa do Parque São Jorge. Ele entra nesta lista porque simplesmente chegou à equipa paulista a custo zero.
No final de 2011, Cássio, então com 24 anos, foi dispensado pelo PSV. Inicialmente, o guarda-redes seria apenas mais um no elenco, sendo o terceiro na hierarquia da baliza, mas afirmou-se como titular, conquistou a Libertadores e chegou à glória, sendo um dos heróis da conquista do título mundial sobre o Chelsea.
Cássio permanece na baliza do clube alvinegro, estabelecendo recordes. É o guarda-redes com mais penáltis defendidos na história corintiana, além de outros muitos títulos que vieram desde então.
Moisés Caicedo
Falamos agora de uma transferência recente de mercado. Em fevereiro de 2021, o Brighton anunciou a contratação do jovem equatoriano Moisés Caicedo, de apenas 19 anos, junto do Independiente Del Valle, por 5 milhões de euros.
Na última janela de transferências, o Brighton negociou Caicedo com o Chelsea por... 133 milhões de euros. De cinco para 133 milhões! A maior transferência do último verão, a maior da Premier League e a maior da história do Brighton.
Ronaldo Fenómeno
Apontado como um dos maiores camisolas 9 da história do futebol mundial, Ronaldo sempre movimentou muito dinheiro em todas as suas negociações. Mas quando era ainda um rapaz franzino no São Cristóvão, do Rio de Janeiro, o Cruzeiro resolveu investir 25 mil reais (cerca de 5 mil euros) no passe do atleta.
E foi um dos valores mais bem gastos na história do clube mineiro. Primeiro porque Ronaldo, contratado no dia 4 de janeiro de 1993, rendeu ao Cruzeiro 5,5 milhões de euros na sua transferência para o PSV, dos Países Baixos, a maior negociação do futebol brasileiro até essa data.
Segundo porque Ronaldo ainda voltaria ao clube estrelado, como proprietário, para salvar o Cruzeiro da Série B, após três anos trágicos e o risco real de fechar portas, uma vez que a equipa mineira estava completamente arrasada por dívidas feitas pelos seus antigos gestores.
Ronaldinho Gaúcho
A saída de Ronaldinho Gaúcho do Grémio para o PSG foi tumultuosa. O astro brasileiro entrou em litígio com o clube gaúcho, ficou sem jogar e transferiu-se para a França, alegando o fim do contrato.
O imbróglio terminou com o PSG a pagar 3,8 milhões de euros ao Grémio em 2002. Obviamente que o clube gaúcho continuou a receber 5% de cada transação envolvendo o craque revelado no Olímpico.
Todavia, o valor foi uma "pechincha" para o PSG, que negociou o atleta com o Barcelona por 32,25 milhões de euros. Em valores corrigidos, o clube catalão pagou ao PSG cerca de 47 milhões.
Menções honrosas
Campeão do mundo em 2014 com a Alemanha, Toni Kroos deixou o Bayern Munique rumo ao gigante Real Madrid por 25 milhões de euros. O valor foi considerado muito inferior ao talento do atleta que, para muitos, foi o melhor jogador alemão na conquista do Mundial.
Em 2013, Kroos não conseguiu chegar a um acordo com a direção do Bayern Munique. Com as negociações congeladas, o médio recebeu melhores propostas, incluindo a do Real Madrid de Ancelotti. Volker Struth, empresário de Kroos, chegou a dizer ao “Bild” que o valor pago pelo clube merengue foi o "roubo do século".
Com a camisa merengue, já conquistou quatro Champions, cinco Mundiais de Clubes, três Supertaças da UEFA, três LaLigas, três Supertaças da Espanha e uma Taça do Rei.
Outra menção vai para o francês Éric Cantona. O histórico avançado chegou ao Manchester United em 1992 vindo do Leeds United por apenas 1,3 milhões de euros - e já revelaram que este valor pode ter sido de apenas 1 milhão. Um jogador que veio nos saldos e tornou-se um ídolo em Old Trafford, sendo tetracampeão inglês e bicampeão da Taça de Inglaterra.