Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nadal e Swiatek coroados campeões mundiais pela ITF

Rafael Nadal venceu Roland Garros pela 14.ª vez em 2022
Rafael Nadal venceu Roland Garros pela 14.ª vez em 2022International Tennis Federation (ITF)
Rafael Nadal foi distinguido pela quinta vez na carreira, enquanto Iga Swiatek recebeu o troféu feminino depois de uma temporada fantástica. Rajeev Ram e Joe Salisbury foram a dupla masculina premiada, enquanto Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova se destacaram na vertente feminina.

Número dois do ranking ATP, Nadal recuperou de dois sets de desvantagem para bater Daniil Medvedev na final do Open de Austrália, em janeiro, conquistando o seu 21.º torneio Grand Slam antes de alcançar um recorde com o seu 14.º troféu em Roland Garros, naquele que foi o seu 22.º major.

O espanhol juntou-se ao amigo e recém-retirado Roger Federer com cinco distinções de campeão mundial da Federação Internacional de Ténis (ITF), ficando atrás de Pete Sampras (6) e de Novak Djokovic (7), que venceu e, 2021.

"Estou muito feliz por ser eleito campeão mundial da ITF pela quinta vez", referiu Nadal, que levou para casa a distinção em 2008, 2010, 2017 e 2019.

"Quando venci o troféu pela primeira vez... não podia imaginar que continuaria a jogar a um nível tão alto 14 anos depois. Foi especial vencer o Open da Austrália pela segunda vez e, claro, vencer Roland Garros. Estou grato pelo apoio da minha equipa e dos meus fãs pelo mundo e já estou de olhos postos na temporada de 2023", acrescentou.

Swiatek, por seu lado, conseguiu uma série de 37 vitóias consecutivas e conquistou o Open dos Estados Unidos, bem como os títulos em Doha, Indian Wells, Miami, Estugarda, Roma e San Diego. Com 67 triunfos durante a época, liderou ainda o ranking de finais alcançadas e de troféus ganhos.

Aos 21 anos, a polaca foi também coroada Jogadora do Ano pela WTA e destacou o percurso feito durante "um grande ano".

"Quero agradecer à ITF. Isto não teria acontecido sem a minha equipa, a minha família, os meus fãs da Polónia e de todas as partes do mundo. Considerem isto como um título nosso, conjunto, pela aventura fantástica no court em 2022".

Em pares masculinos, o norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury foram distinguidos pela primeira vez, enquanto que na vertente feminina a dupla checa Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova foi coroada pela terceira vez.