Nadal e Swiatek iniciam temporada de 2023 na recém criada United Cup
A United Cup será jogada em Brisbane, Perth e Sydney, entre 29 de dezembro e 8 de janeiro, e reunirá 18 equipas de tantos outros países, cada uma delas composta por quatro mulheres e quatro homens.
Para além de Nadal e Swiatek, entre os jogadores que vão participar neste torneio, que substitui a ATP Cup, estão o australiano Nick Kyrgios, finalista da última edição de Wimbledon, e a francesa Caroline Garcia, que recentemente conquistou as WTA Finals.
Casper Ruud, quarto da hierarquia mundial e finalista da última edição de Roland-Garros, vai liderar a equipa da Noruega, enquanto Alexander Zverev, que se lesionou gravemente nas meias-finais do torneio parisiense, prevê concretizar na Austrália o seu regresso à competição.
As cidades de Brisbane, Perth e Sydney vão albergar cada um dos grupos de três seleções, numa primeira fase que decorrerá entre 29 de dezembro e 4 de janeiro. Cada jogo englobará dois duelos de singulares masculinos, dois de singulares femininos e um de pares mistos.
O vencedor de cada grupo qualifica-se para a fase final da prova, que servirá de preparação para o Opena da Austrália, que acontece entre 16 e 29 de janeiro.
Composição dos grupos da United Cup:
Em Perth:
Grupo A: Grécia, Bélgica, Seleção a confirmar
Grupo F: França, Croácia, Argentina
Em Sídney:
Grupo C: Estados Unidos, Alemanha, República Checa
Grupo D: Espanha, Austrália, Grã-Bretanha
Em Brisbane:
Grupo B: Polónia, Suíça, Seleção a confirmar
Grupo E: Itália, Brasil, Noruega