Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Não foram só títulos: As polémicas de Pelé

Não foram só títulos: As polémicas de Pelé
Não foram só títulos: As polémicas de PeléAFP
Pelé, o Rei do Futebol, faleceu esta quinta-feira em São Paulo, aos 82 anos. Algumas polémicas foram inevitáveis na jornada de sucesso do maior de todos os tempos.

Pelé precisou de ter paciência para estrear em Mundiais. O Rei entrou somente ao terceiro jogo da Seleção Brasileira no Mundial de 1958, no duelo decisivo contra a União Soviética, em que assistiu Vavá e acertou uma vez na trave.

Contudo, a  participação de Pelé na Copa de 1958 esteve em risco quando ele se lesionou num encontro amigável contra o Corinthians. Uma entrada mais dura do lateral Ari Clemente poderia ter adiado a presença do Rei no torneio mais importante do futebol

O incidente trouxe insegurança ao adolescente Edson, que chegou a pedir para ficar de fora da convocatória. A solicitação não foi atendida, tamanha a qualidade que já era reconhecida na época. O jogador foi convencido pelo massagista Mário Américo a seguir com a Seleção.

Conflito com João Saldanha

Na preparação para o Mundial-1970, Pelé teve escaramuças com o então treinador João Saldanha. A primeira delas aconteceu quando o treinador preferiu colocá-lo mais adiantado no ataque e não como organizador, como era habitual.

Pelé chegou a reclamar publicamente da opção, admitindo a dificuldades em atuar numa posição diferente. A miopia do jogador chegou a ser trazida pelo treinador, que colocou um novo capítulo no conflito ao colocá-lo no banco. Saldanha afirmou que Pelé tinha certa dificuldade para ver em jogos noturnos.

Foi a apenas a três meses do Mundial que a rixa chegou ao fim. Saldanha acabou substituído por Zagallo no cargo de treinador.

Polêmica com Romário

Depois de se retirar , Pelé seguiu sempre ficou perto do mundofutebol. No Mundial-1994, foi comentador da Rede Globo. Um dos comentários não foi bem aceite por Romário, que afirmou que Pelé calado era "um poeta"