Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Cinco provas a acompanhar na piscina dos Jogos Olímpicos

Ledecky é uma das principais protagonistas dos Jogos Olímpicos
Ledecky é uma das principais protagonistas dos Jogos OlímpicosGetty Images via AFP
Nove dias emocionantes de natação, com 35 medalhas de ouro em jogo, começam no sábado na Arena La Défense, nos arredores da capital. Eis os cinco duelos mais aguardados:

400 metros livres femininos

O primeiro dia de competição apresenta um dos pontos altos do programa com os 400 metros livres femininos.

Três das maiores estrelas do desporto lutarão por um ouro que poderá ser obtido à custa de um recorde mundial.

A australiana Ariarne Titmus, a atual campeã, começa como favorita depois de ter registado o segundo tempo mais rápido da história em junho, atrás apenas do seu próprio recorde mundial de três minutos e 55,38 segundos.

Titmus, de 23 anos, surpreendeu Katie Ledecky numa final eletrizante nos Jogos de Tóquio e agora a estrela americana quer recuperar o seu trono.

A canadiana Summer McIntosh, que bateu o recorde desta prova em 2023, com 16 anos, completa o trio de favoritas mas, tal como Ledecky, terá de melhorar as suas recentes prestações para ultrapassar Titmus.

100 metros livres masculinos

Considerada a principal prova da natação, os 100m livre em Paris não contam com o atual medalhista de ouro masculino, Caeleb Dressel, dos EUA.

Sensação nos Jogos de Tóquio, a carreira de Dressel sofreu várias interrupções e nos últimos pré-olímpicos dos EUA não conseguiu qualificar-se para os 100 metros livres.

O veterano nadador australiano Kyle Chalmers, que ganhou o ouro no Rio e a prata em Tóquio, vai estar presente, mas vai enfrentar um ataque da nova geração liderada pela chinesa Pan Zhanle, de 19 anos.

Pan surpreendeu o mundo do desporto ao estabelecer um novo recorde mundial (46,80s) em fevereiro, enquanto o romeno David Popovici, também recordista mundial com a mesma idade, é o único outro homem que ficou abaixo dos 47" este ano.

100 m bruços masculino

O bicampeão olímpico Adam Peaty, da Grã-Bretanha, está a tentar juntar-se a Michael Phelps como os únicos nadadores que ganharam a mesma prova em três ou mais Jogos consecutivos.

Peaty, de 29 anos, fez uma pausa em 2023 para tratar de problemas de saúde mental antes de regressar com o tempo mais rápido do ano em abril.

Entre os candidatos a evitar o feito de Peaty está Qin Haiyang, vencedor das três provas de bruços nos Campeonatos do Mundo de 2023 e um dos 23 nadadores chineses implicados no escândalo de doping anterior a Tóquio.

400 metros livres masculinos

Léon Marchand, um dos heróis da França nos Jogos Olímpicos, terá o seu grande momento nos 400 metros livres, prova em que bateu o recorde de 15 anos de Michael Phelps no ano passado.

A estrela local de 22 anos, aluno do antigo treinador de Phelps, Bob Bowman, terá de suportar a enorme pressão e melhorar o seu desempenho , depois de os seus resultados terem sido inferiores aos de alguns dos seus concorrentes.

Os seus principais rivais serão os americanos Carson Foster e Chase Kalisz, o britânico Max Lichfield e o neozelandês Lewis Clareburt.

100 metros costas feminino

Nesta categoria, o recorde mundial tem sido alternado nos últimos anos entre a australiana Kaylee McKeown e a americana Regan Smith, tendo esta última estabelecido o melhor tempo (57,13 segundos) apenas em junho passado.

Siga os Jogos Olímpicos no Flashscore