Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Katie Ledecky de olho em mais marcos antes do espetáculo de Leon Marchand

Katie Ledecky quer fazer mais história
Katie Ledecky quer fazer mais históriaReuters
Katie Ledecky aqueceu o público parisiense para o espetáculo de Leon Marchand, na sexta-feira, ao colocar-se na pole position para a quarta medalha de ouro nos 800 metros livres, um recorde na piscina olímpica.

A Arena La Defense também foi palco de um drama, com uma nadadora eslovaca a desmaiar após a eliminatória da manhã nos 200 metros medley individuais.

Tamara Potocka, de 21 anos, foi retirada da piscina numa maca com uma máscara de oxigénio no rosto. Estava consciente e a ser avaliada por um médico, informou um funcionário do local.

A americana Ledecky já destruiu os registos em Paris, tornando-se a nadadora mais condecorada dos Jogos Olímpicos com uma 13.ª medalha na quinta-feira, quando ajudou os Estados Unidos a conquistar a prata, atrás da Austrália, na estafeta feminina de 4x200m livres.

No sábado, poderá bater mais um recorde, depois de ter chegado ao topo da tabela de tempos da final dos 800 metros com um tempo de oito minutos e 16,62 segundos, 1,86 segundos melhor do que o da compatriota Paige Madden.

A vitória daria a Ledecky a nona medalha de ouro olímpica, igualando o recorde da antiga ginasta soviética Larisa Latynina para uma atleta olímpica de qualquer desporto.

Ledecky pode também tornar-se a primeira mulher a ganhar quatro medalhas de ouro olímpicas na mesma prova de natação e apenas a segunda nadadora a conseguir o feito.

O também norte-americano Michael Phelps ganhou quatro medalhas de ouro nos 200 metros medley individual, de Atenas 2004 ao Rio 2016.

No entanto, a nadadora de 27 anos disse que estava concentrada apenas na tarefa que tinha em mãos.

"Tentei não pensar nisso. Estou apenas a fazer uma prova de cada vez e sei que tenho desafios em cada uma das minhas provas", disse ela sobre a história.

Marchand pode passar a ocupar o segundo lugar na lista de ouros olímpicos de todos os tempos em provas individuais
Marchand pode passar a ocupar o segundo lugar na lista de ouros olímpicos de todos os tempos em provas individuaisReuters

Outro nadador que está a perseguir a história é o herói da casa, Marchand, cuja tentativa de conquistar o título dos 200 M e o quarto ouro olímpico do encontro será um ponto de encontro para a nação anfitriã.

Com um só jogo, Marchand pode chegar ao segundo lugar na lista de todos os tempos de ouros olímpicos em provas individuais, juntando-se a um seleto grupo de nadadores, incluindo Mark Spitz e Alexander Popov.

Apenas Phelps, com 13 ouros individuais, tem mais.

Siga os Jogos Olímpicos no Flashscore