Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Marchand, o novo ídolo da França, arrisca um feito que nem Phelps tentou

Marchand quer deixar a sua marca nos Jogos Olímpicos de Paris.
Marchand quer deixar a sua marca nos Jogos Olímpicos de Paris.AFP
Já um herói francês nos Jogos Olímpicos, o jovem nadador terá o desafio de ganhar os ouros nos 200 metros bruços e mariposa na mesma noite, um feito que nem o gigante americano tentou.

A proeza poderá acontecer na quarta-feira à noite no pavilhão de La Défense, onde Marchand foi coroado Rei Léon, no domingo, com uma vitória nos 400 metros livres em que também bateu o recorde olímpico de Phelps.

Com o público francês a seus pés, o nadador de Toulouse iniciou a sua maratona na terça-feira com as preliminares dos 200 metros mariposa e bruços de manhã e as meias-finais à noite.

Duas finais na mesma noite

Nem mesmo Phelps, o atleta olímpico mais condecorado e a sua grande referência, se atreveu a fazer esta dobradinha nos seus cinco Jogos, tal como não disputou duas finais individuais na mesma noite.

"É um desafio enorme, provavelmente maior do que qualquer coisa que Michael Phelps já enfrentou", disse Bob Bowman, o lendário treinador do americano que agora está a guiar os passos de Marchand.

"Implica nadar duas provas seguidas três vezes", contando com as preliminares, as meias-finais e a final, recordou Bowman. "É muito difícil", acrescentou.

O próprio treinador admite que não tem noção do peso físico que nadar seis provas em dois dias terá para Marchand, que também está a tentar conquistar outros títulos, como os 200 metros livres.

"Estou a recuperar muito rapidamente"

Após 24 horas de repouso, Marchand foi aplaudido na terça-feira por mais de 13.000 adeptos no seu regresso à piscina montada no bairro financeiro de La Défense.

De manhã, o francês mediu forças ao terminar em sexto lugar na preliminar de mariposa e em segundo na de bruços.

À noite, intensificou o seu desempenho, terminando as meias-finais de mariposa em segundo lugar e as meias-finais de bruços em primeiro lugar, sempre animado pelos cânticos de "Léon, Léon" dos seus devotos fãs.

Um dos favoritos, o recordista mundial Hayiang Qin, da China, ficou surpreendentemente de fora da final.

Marchand testou esta sequência de corridas nos campeonatos de França em junho passado e o resultado positivo abriu-lhe o apetite para o assalto olímpico.

"Estas são as coisas que adoro na natação (...) Recupero muito rapidamente, por isso tiro partido disso", disse Marchand na altura.

"Um nadador único"

"São coisas que poucas pessoas fazem. Os 200 metros mariposa e bruços são uma combinação muito estranha. E eu adoro tudo o que é estranho", atirou com o seu largo sorriso.

Estas duas finais estavam inicialmente previstas para quarta-feira, mas, a pedido da federação francesa, os organizadores alteraram ligeiramente o programa.

"É muito raro que um rapaz ou uma rapariga sejam capazes de fazer mariposa e bruços a um nível muito elevado", disse Denis Auguin, diretor das equipas francesas de natação.

"O bruços é um pouco diferente porque são sobretudo as pernas que impulsionam, enquanto nas outras braçadas são os braços. De facto, muitos nadadores de bruços só sabem nadar de bruços, mas León é um nadador único", diz.