Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Treinador de natação australiano despedido por encorajar rival sul-coreano nos Jogos

Nadadores australianos nos Jogos Olímpicos de 2024.
Nadadores australianos nos Jogos Olímpicos de 2024.MICHAEL REAVES/Getty Images via AFP
A Federação Australiana de Natação demitiu um membro da sua equipa técnica por ter encorajado um nadador sul-coreano em detrimento dos seus compatriotas durante uma prova nos Jogos Olímpicos de Paris.

O treinador, Michael Palfrey, causou polémica no seu país ao apoiar o nadador sul-coreano Kim Woo-min, que já tinha treinado, contra os seus dois rivais australianos na final dos 400 metros livres.

"Espero realmente que ele ganhe, mas mais importante, espero realmente que ele nade bem", disse Palfrey, com a camisola da equipa australiana, aos jornalistas sul-coreanos. "Força Coreia!", disse ainda. Embora descrevendo os comentários como "pouco australianos", o treinador Rohan Taylor absteve-se de despedir Palfrey, dizendo que isso teria desestabilizado a equipa.

Esta sexta-feira, a Federação Australiana de Natação (Swimming Australia) anunciou que tinha "despedido Michael Palfrey por incumprimento do seu contrato de trabalho", acusando-o de ter "caído em descrédito" e de ter "prejudicado gravemente a sua reputação e a da Swimming Australia".

Kim Woo-min acabou por ganhar o bronze nos 400 metros livres, atrás do australiano Elijah Winnington, que ficou com a prata. O ouro foi para o alemão Lukas Maertens e o outro australiano na competição, Samuel Short, terminou em quarto lugar.