NBA: Damian Lillard conquista concurso de triplos e Mac McClung é o novo rei dos afundanços
Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e sete vezes escolhido para o All-Star, Damian Lillard pode agora juntar ao currículo o título de vencedor do concurso de triplos da NBA. Depois de ter eliminado Jayson Tatum e Lauri Markkanen na primeira ronda, o base dos Portland Trail Blazers disputou a final com o vencedor de 2020, Buddy Hield, e Tyrese Haliburton, ambos dos Indiana Pacers, e superou por um ponto (26, contra os 25 e 17, respetivamente dos adversários).
"Torna tudo muito mais especial. Dizem que à terceira é de vez (foi a terceira participação no concurso) e estou contente por ter acontecido aqui (estudou em Weber State, no Utah). Se olharmos para os melhores lançadores da história, muito deles têm este troféu, por isso também sentia essa necessidade. Estou feliz, já me posso retirar desta prova", brincou o base que vê o seu nome junto de outros como Larry Bird, Ray Allen, Dirk Nowitzki, Kyrie Irving ou Stephen Curry.
A estrela McClung
À entrada para o fim-de-semana do All-Star, Mac McClung era um nome relativamente desconhecido para os adeptos da NBA. Com 24 anos, não foi selecionado no Draft de 2021 e entrou na liga por via das prestações que teve na G League, onde se encontra a representar os Delaware Blue Coats, num contrato de duas vias com os Philadelphia 76ers.
Contudo, na madrugada deste domingo, McClung brilhou ao mais alto nível, ao vencer o concurso de afundanços. O base da Virgina mostrou ao que vinha com uma pontuação perfeita na primeira tentativa quando saltou por cima de dois homens (um estava às cavalitas) e fez um afundanço invertido.
Para o fim estava reservado algo verdadeiramente especial. Com a camisola do liceu de Gate City, onde andou, McClung rodopiou 540 graus e fez um afundaço invertido. Pontuação perfeita, público em êxtase e o troféu garantido, que lhe foi entregue por Julius Erving.
Com apenas quatro jogos na NBA, McClung pode ver agora o seu nome junto de alguns dos melhores de sempre da modalidade, como Michael Jordan, Dominique Wilkins, Vince Carter ou Kobe Bryant.
"Foi fantástico. Assim que consegui o primeiro senti-me muito bem. Sou muito agradecido à NBA por esta oportunidade e fico bastante satisfeito", desabafou, lançando o desafio para o próximo ano: "Se me quiserem, cá estarei".
Na primeira prova da noite, o trio dos Utah Jazz, composto por Jordan Clarkson, Collin Sexton e Walker Kessler venceu o concurso de habilidades (uma gincana com obstáculos, passes e lançamentos ao cesto), frente aos irmãos Antetokounmpo (Thanasis e Kostas contaram com Jrue Holiday, devido à lesão de Giannis) e uma equipa de novatos (Paolo Banchero, Jaden Ivey e Jabari Smith).