Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Neerlandês condenado por violação chamado à equipa de voleibol de praia para os Jogos Olímpicos

Steven van de Velde, jogador de voleibol de praia dos Países Baixos
Steven van de Velde, jogador de voleibol de praia dos Países BaixosAFP
Um homem condenado em 2016, por violação de uma menor, foi selecionado para a equipa neerlandesa de voleibol de praia dos Jogos Olímpicos de Paris, confirmou esta quinta-feira a federação neerlandesa.

Steven van de Velde, atualmente com 29 anos, foi condenado a quatro anos de prisão, depois de admitir ter violado uma menina de 12 anos, segundo o jornal britânico The Telegraph.

O atleta cumpriu parte da sua pena na Grã-Bretanha e foi depois transferido para os Países Baixos, onde acabou por ser libertado antes de regressar ao voleibol, em 2017.

"Conhecemos a história de Steven", disse Michel Everaert, secretário-geral da Federação Neerlandesa de Voleibol (Nevobo), em comunicado.

"Na altura, foi considerado culpado ao abrigo da lei inglesa e cumpriu a sua pena", acrescentou.

Os peritos consultados pela Nevobo e pelo Comité Olímpico Neerlandês consideraram que não havia "qualquer hipótese" de Van de Velde reincidir, sublinhou.

Everaert considera ainda que o jogador foi "totalmente reintegrado na comunidade do voleibol neerlandês. Está a dar provas de ser um profissional e um ser humano exemplar e não há razão para duvidar dele desde o seu regresso".

De acordo com a Federação Neerlandesa de Voleibol, o jogador admitiu ter cometido "o maior erro da sua jovem vida. Não posso voltar atrás no tempo, por isso tenho de arcar com as consequências."