Nova investigação sobre dopagem coloca em causa sucesso da Espanha em Barcelona-92
Este é o resultado de uma investigação que a redação da ARD apresenta ao público no filme Geheimsache Doping: Schmutzige Spiele, ("Doping Secreto: Jogos Sujos").
De acordo com o documentário, que será transmitido a partir de 19 de julho, Fuentes disse, filmado por câmaras ocultas em 2021 que tinha trabalhado "na sombra" nos anos que antecederam aos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992 "para não ser associado aos êxitos de 1992".
O antigo atleta chegou mesmo a afirmar que a Espanha tinha copiado "o sistema dos países do bloco de Leste" na altura: "Depois o governo disse: 'Façam o que têm a fazer, mas nós queremos medalhas. Não queremos positivos'".
Há 32 anos, a equipa olímpica espanhola conquistou 13 medalhas de ouro, sete de prata e duas de bronze, o que lhe valeu o sexto lugar no quadro de medalhas. O seu maior sucesso até à data.
"Doping secreto: jogos sujos" é um programa em três partes. Os episódios podem ser vistos a partir de 19 de julho na mediateca da ARD e uma parte em cada dia 22, 23 e 24 de julho na televisão alemã.