Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nove pessoas acusadas de conspiração para roubo de recordações desportivas

Yogi Berra, dos New York Yankees, teve objetos pessoais no valor de 1 milhão de dólares roubados do seu museu
Yogi Berra, dos New York Yankees, teve objetos pessoais no valor de 1 milhão de dólares roubados do seu museuAFP
Nove pessoas foram acusadas esta quinta-feira de conspiração para roubar obras de arte e recordações desportivas pelas autoridades federais norte-americanas, estando envolvidos objetos pertencentes a lendas do boxe, do golfe, das corridas de cavalos e do basebol.

Segundo o Ministério Público de Scranton, na Pensilvânia, o grupo cometeu roubos durante mais de duas décadas em 20 locais diferentes de Nova Iorque, Dakota do Norte, Nova Jérsia e Pensilvânia.

O Procurador-Geral dos EUA, Gerard M. Karam, afirmou que os artigos roubados eram levados para a zona de Scranton e fundidos em barras ou discos de metal, que eram vendidos na zona da cidade de Nova Iorque por centenas de milhares de dólares, mas muito menos do que os artigos teriam sido avaliados.

Os envolvidos, oito homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 45 e os 53 anos, que vivem no nordeste da Pensilvânia, podem apanhar até cinco anos de prisão por conspiração, sendo alguns acusados de roubo e transporte, o que lhes acrescentaria 10 anos cada, se condenados.

Um quadro avaliado em 500.000 dólares, "Upper Hudson" de Jasper Cropsey, foi queimado para evitar ser usado como prova, segundo Karam, que disse que o paradeiro de muitos dos objetos é ainda desconhecido.

Os objetos levados pela rede de roubo incluem:

- Um troféu US Amateur e o cinturão Hickok como melhor atleta profissional dado a Ben Hogan, nove vezes vencedor de grandes torneios, e roubado em 2012 do Museu da Associação de Golfe dos EUA em Nova Jersey.

- Quatro cintos de títulos ganhos por Carmine Basilio, campeão de pesos médios dos anos 50, e dois ganhos por Tony Zale, campeão de pesos médios dos anos 40, roubados em 2015 do International Boxing Hall of Fame, no norte do estado de Nova Iorque.

- 19 troféus de corridas de cavalos no valor de mais de 700.000 dólares, incluindo o troféu Belmont Stakes de 1903, roubados em 2012 e 2013 de museus no norte do estado de Nova Iorque.

- 11 troféus, quatro dos quais atribuídos ao campeão do Masters de 1959 e 14 vezes vencedor do PGA Tour, Art Wall Jr., roubados em 2011 do Scranton Country Club.

- Nove anéis da World Series, sete anéis de campeonato e duas placas de Most Valuable Player atribuídos ao 13 vezes campeão da World Series, Yogi Berra, no valor de mais de um milhão de dólares, roubados do seu museu no norte do estado de Nova Iorque em 2014.

- Um cinto Hickok e um troféu MVP atribuídos ao antigo jogador dos New York Yankees, Roger Maris, roubados em 2016 do seu museu no Dakota do Norte.

- Uma camisola e dois contratos assinados por Christy Mathewson, lançador da Major League Baseball durante 17 épocas e membro do Hall of Fame, roubados em 1999 do Keystone College, na sua cidade natal de Factoryville, Pensilvânia.

Entre as obras de arte contam-se "Le Grande Passion", de Andy Warhol, e "Springs Winter", de Jackson Pollock, roubadas em 2005 de um museu de Scranton.