Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Novidades no FC Porto: Vítor Bruno apresentado sexta-feira, Pepe de saída

Hugo Filipe Martins c/LUSA
Vítor Bruno vai ser o sucessor de Sérgio Conceição
Vítor Bruno vai ser o sucessor de Sérgio ConceiçãoInstagram/Vítor Bruno
Os próximos dias vão trazer várias novidades no FC Porto. A Lusa confirmou esta quarta-feira que Vítor Bruno vai assumir o cargo de treinador principal dos dragões, por outro lado a saída de Pepe é cada vez mais uma realidade.

Assim que a saída de Sérgio Conceição do FC Porto ficou confirmada, os azuis e brancos avançaram com os restantes dossiers e esta semana promete ser agitada para os lados do Estádio do Dragão.

Tal como já tinha sido noticiado pelo Flashscore nos últimos dias, Vítor Bruno era um dos alvos da direção portista para suceder a Sérgio Conceição. Após reunião esta quarta-feira, a proposta de André Villas-Boas e Andoni Zubizarreta, diretor desportivo dos dragões, foi formalizada e Vítor Bruno decidiu aceitar o desafio, confirmou a Lusa.

O técnico, até então adjunto de Sérgio Conceição, vai ser apresentado na sexta-feira, numa cerimónia que vai decorrer no Estádio do Dragão e que irá contar com a presença de André Villas-Boas, bem como da comunicação social. O contrato do novo treinador terá a duração de duas temporadas. 

13 anos depois de iniciar a carreira como adjunto, Vítor Bruno, que começou a trabalhar com Sérgio Conceição no Olhanense, em 2011, vai ter o primeiro projeto como treinador principal num clube que conhece bem - está há sete épocas nos azuis e brancos.

Vítor Bruno chegou a orientar os dragões a partir do banco em 17 jogos, face a diversas ausências de Sérgio Conceição por suspensão, com um saldo imbatível de 15 vitórias e dois empates - somou 13 pontos em 15 possíveis em cinco rondas da Liga Portugal em 2023/24.

Natural de Coimbra, o novo treinador do FC Porto estreou-se nas funções de adjunto em 2009, ao leme dos angolanos do 1.º de Agosto, na companhia do seu pai, Vítor Manuel - cujo currículo ostenta 511 partidas como treinador principal na Liga Portugal, entre 1984 e 2002.

Vítor Bruno deixava para trás uma modesta carreira como futebolista, sendo que voltaria em definitivo a Portugal para coadjuvar Augusto Inácio na então primodivisionária e já extinta Naval 1.º de Maio, em 2009/10, ou no Leixões, do segundo escalão, em 2010/11.

Fim de ciclo para Pepe

Neste arranque de projeto, além da saída de Sérgio Conceição, o FC Porto prepara-se também para encerrar o ciclo de Pepe no Dragão.

Segundo o Maisfutebol, o defesa-central não vai renovar o contrato com os dragões, que termina no final do mês de junho, o que significa que, caso Portugal passe a fase de grupos, Pepe vai participar no Europeu sem clube, a não ser que chegue a acordo com outra equipa. A mesma publicação adianta que o defesa de 41 anos já tem uma proposta da Arábia Saudita.

Os números de Pepe
Os números de PepeFlashscore

A saída de Pepe está relacionada com a política de rejuvenescimento do plantel do FC Porto, numa época em que o defesa esteve várias vezes ausente por lesão. Recorde-se que o internacional português regressou à cidade do Porto a meio da época 2018/19. Ao todo, fez 290 jogos pelos azuis e brancos, 34 esta temporada.