Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nuno Gomes e Mourinho vão participar em jogo de homenagem à "Geração de Ouro" da Roménia

Alex Stancu
Nuno Gomes vai calçar as chuteiras
Nuno Gomes vai calçar as chuteirasFPF
Em 25 de maio de 2024, os antigos futebolistas da "Geração de Ouro" despedir-se-ão dos seus fãs num jogo de gala na Arena Națională, em Bucareste.

O jogo terá início às 19:30, e no relvado será possível rever os futebolistas do período de glória da seleção romena que escreveu história entre 1994 e 1998, liderada por nomes como Gheorghe Hagi, Gheorghe Popescu, Dan Petrescu e Ilie Dumitrescu.

A partida assinala os 30 anos do maior feito da seleção romena, quando esteve perto de se qualificar para as meias-finais do Campeonato do Mundo de 1994. De facto, de acordo com Gică Popescu, várias lendas vão participar no jogo. O antigo jogador revelou alguns dos "clássicos".

"Estamos extremamente satisfeitos por, sem termos anunciado qualquer nome da equipa de estrelas internacionais contra a qual jogaremos a 25 de maio, já terem sido vendidos 42.000 bilhetes, um recorde para um evento como este. Hoje podemos também anunciar alguns nomes das estrelas que jogarão em Bucareste, entre as quais Nuno Gomes, Christian Panucci, Rivaldo, Karembeu, Hristo Stoichkov. Portanto, até ao momento, temos dois "Bolas de Ouro" que virão a este jogo. E temos mais nomes que iremos anunciar nos próximos tempos. Quanto a Rivaldo e Stoichkov, espero que tenham quilos a mais... porque há algumas semanas Rivaldo parecia ainda melhor do que quando estava a jogar. Hristo tem quilos a mais, o que é bom, mas Rivaldo será um problema. Não convidámos Kenneth Andersson (autor do golo do empate que levou o jogo entre a Roménia e a Suécia, nos quartos de final do Campeonato do Mundo de 1994, para o prolongamento) porque correríamos o risco de o estádio inteiro o vaiar", disse Gică Popescu.

Gică Popescu referiu que o treinador português José Mourinho vai treinar a equipa das estrelas no jogo de demonstração no final de maio: "Mourinho confirmou a sua participação, posso dizer agora que 90% dele vai treinar a equipa das estrelas a partir do banco. Irei a Londres no próximo período para falar mais com ele sobre este evento".

"A partir de 20 ou 25 de abril, tentaremos deslocar-nos, isto é, treinar no Estádio do Arco do Triunfo, ou seja, um mês antes do jogo. Espero que durante este mês não haja muitas baixas nos treinos, porque já não estamos com os motores como há 20 anos. Sinceramente, gostaria de jogar no meio, porque se estiver na defesa terei o campo todo livre e não estou em condições físicas de correr atrás do Rivaldo ou do Nuno Gomes, que estão em grande forma física. Mas vamos ter um plantel de 24-26 jogadores, pelo que haverá mudanças. Fico contente por muitos dos meus antigos colegas de seleção terem perdido peso ultimamente, o que prova que querem estar muito bem neste evento", sublinhou Popescu.

"Fico muito contente quando vejo tanto interesse neste jogo, mas já vi como é complicado continuar a jogar quando se tem 55-60 anos. A idade não perdoa ninguém. Fomos uma geração tão bonita e fantástica que acho que não podemos chegar a um ponto em que as pessoas se riem de nós (nota do editor - em campo). Por isso, agora ainda podemos jogar um jogo de demonstração, mas eu, pessoalmente, não vou poder jogar. Por isso, penso que será o último jogo da Geração de Ouro", afirmou o antigo internacional.

Plantel da Geração de Ouro

Guarda-redes: Florin Prunea, Bogdan Stelea

Defesas: Gheorghe Popescu, Iulian Filipescu, Miodrag Belodedici, Dan Petrescu, Tibor Selymeș, Gheorghe Mihali, Răzvan Prodan (filho de Didi Prodan)

Médios: Gheorghe Hagi, Dorinel Munteanu, Constantin Gâlcă, Basarab Panduru, Ioan Ovidiu Sabău, Ovidiu Stângă, Ionuț Lupescu

Avançados: Ilie Dumitrescu, Florin Răducioiu, Marius Lăcătuș, Ion Vlădoiu, Viorel Moldovan, Adrian Ilie

Treinadores: Anghel Iordanescu, Gabi Balint

A melhor prestação da seleção romena de futebol foi nos quartos de final do Campeonato do Mundo de 1994, nos EUA, quando a equipa tricolor perdeu 4-5 nos penáltis com a Suécia, depois de ter eliminado a campeã mundial Argentina por 3-2 nos oitavos de final.