Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O que a NBA nos reservou para o dia de Natal: Cinco jogos e 13 horas de muita ação

Luka Doncic e LeBron James vão ser algumas das estrelas em ação no dia de Natal
Luka Doncic e LeBron James vão ser algumas das estrelas em ação no dia de NatalProfimedia
Os presentes foram abertos, as barrigas estão cheias e agora é altura de sentar e aproveitar a tradição dos jogos da NBA no dia de Natal.

Neste dia 25 de dezembro de 2022, estão agendadas cinco partidas da NBA. Os New York Knicks vão dar início às hostilidades que só vão terminar em Denver com a visita dos Suns, 13 horas depois da primeira bola lançada ao ar.

17 horas: New York Knicks – Philadelphia 76ers

Com sete vitórias consecutivas, a equipa de Filadélfia chega motivada ao dia de Natal. Ainda que não contem com Tyrese Maxey, os Sixers têm mais que armas para ser considerados umas das equipas mais perigosas da NBA. As defesas vão concentrar-se, por norma, em travar Joel Embiid e isso vai abrir espaço para a miríade de lançadores no perímetro, com James Harden, Tobias Harris e PJ Tucker à cabeça, que ajudam a equipa da Pensilvânia a ser a melhor de todas no que toca à percentagem de triplos convertidos (40,3 por cento).

Por outro lado, os Knicks chegam com menor fulgor. Depois de um bom começo de temporada, sofreram agora duas derrotas consecutivas, a última das quais por um ponto diante dos Chicago Bulls. Contudo, RJ Barrett é motivo de esperança para a equipa de Nova Iorque. Acabado de fazer 44 pontos (um máximo de carreira) e com uma média de 27,3 pontos nos últimos jogos, o base forma uma dupla dinâmica com Jalen Brunson que pode fazer a diferença.

RJ Barrett é destaque nos Knicks
RJ Barrett é destaque nos Knicks AFP

19:30 horas: Dallas Mavericks – Los Angeles Lakers

Se olharmos para a classificação não é, propriamente, o jogo mais glamoroso, já que coloca frente a frente o oitavo e 13.º classificado da Conferência Oeste da NBA. Mas é no coração do Texas onde se vão encontrar duas das maiores estrelas do basquetebol mundial: Luka Doncic e LeBron James.

Os Mavericks atravessam uma temporada de altos e baixos, sem muita consistência. Recentemente ganharam duas partidas consecutivas e isso muito se deve a Luka Doncic. O esloveno é o coração da equipa, a distribuir e a finalizar, e num bom dia faz dos texanos uma das melhores equipas da competição. Contudo, se atravessar um dia menos bom, não existe um plano B.

Desde a lesão de Anthony Davis, os Lakers parecem ter caído num abismo. Com três derrotas consecutivas e um registo negativo, a equipa da Califórnia tem mais dúvidas do que certezas no que toca ao resto da época e com muita a gente a adivinhar o início de um plano de reconstrução, é difícil de acreditar que LeBron James vai ficar satisfeito com a ideia. Russell Westbrook, Patrick Beverley e Dennis Schroder são alguns nomes fortes ao lado do King, mas tardam em ser consistentes e a ausência de Davis retirou uma âncora debaixo do cesto.

Doncic é a estrela em Dallas
Doncic é a estrela em DallasProfimedia

22 horas: Boston Celtics – Milwaukee Bucks

Começa a ser já um clássico. Desde 2018, os Boston Celtics e os Milwaukee Bucks defrontaram-se em todos os dias de Natal, o que não deixa de fazer deste um dos duelos mais atrativos da noite, sobretudo se tivermos em conta que vai colocar frente a frente os dois primeiros classificados da Conferência Este.

No primeiro posto, os Celtics não chegam a esta partida tão bem como seria de esperar. Foi preciso um grande Jaylen Brown para salvar a equipa diante dos Timberwolves e evitar a quarta derrota consecutiva. O ataque não tem sido tão fluído como antes e muito disse pode dever-se à ausência do treinador Ime Udoka, afastado do banco devido a comentários inapropriados sobre uma funcionária em setembro, e rendido pelo adjunto Joe Mazzulla.

Joe Mazzulla é o nova cara dos Celtics no banco
Joe Mazzulla é o nova cara dos Celtics no bancoAFP

Nos Bucks a situação é semelhante. Com um núcleo assegurado por vários anos – Jrue Holiday, Brook Lopez e Giannis Antetokounmpoos comandados de Budenholzer são um dos grandes favoritos ao título, mas perderam os dois últimos jogos. É de esperar uma motivação diferente no dia de Natal.

1 hora da madrugada: Golden State Warriors – Memphis Grizzlies

Os Memphis Grizzlies são uma das surpresas da NBA esta época, depois de terem subido ao segundo lugar devido a uma vitória diante dos Phoenix Suns. Mais do que ter uma estrela em Ja Morant, a equipa do Mississippi tem-se apresentado como um verdadeiro conjunto, com todos a entreajudarem-se, independentemente dos estatutos. Neste momento, são uma ameaça para qualquer adversário e podem ser um osso duro de roer nos play-offs.

Ja Morant é a estrela dos Grizzlies
Ja Morant é a estrela dos GrizzliesAFP

Campeões da NBA, os Golden State Warriors estão a atravessar uma época bastante diferente. A dependência excessiva de Stephen Curry, que está lesionado, e as exibições abaixo das expectativas de Klay Thompson e Jordan Poole não ajudam a equipa que neste momento está em risco de chegar aos play-offs.

3:30 horas da madrugada: Denver Nuggets – Phoenix Suns

O longo dia de Natal termina em Denver, com um embate entre dois dos principais conjuntos da Conferência Oeste.

Os Nuggets são os atuais líderes, isto apesar de apresentarem um dos piores registos defensivos da liga. Nikola Jokic e Jamal Murray tem compensando as falhas no ataque, com Aaron Gordon a atravessar o melhor período da carreira. Se conseguir resolver a inconsistência defensiva, Michael Malone tem nas mãos um sério candidato ao título.

Michael Malone, o timoneiro dos Nuggets
Michael Malone, o timoneiro dos NuggetsAFP

Atualmente no quarto lugar do Oeste, os Phoenix Suns preparam-se para entrar numa nova era. Robert Sarver vendeu a equipa e o novo dono vai ter um plantel já de olhos postos nos play-off com Devin Booker a marcar o ritmo no ataque e DeAndre Ayton a apresentar-se como um poste de muita qualidade, capaz de dominar o interior e abrir espaço para o lançamento exterior.