Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Óbito/Constantino: Grandes de Lisboa agradecem dedicação e trabalho efetuado

José Manuel Constantino partiu aos 74 anos
José Manuel Constantino partiu aos 74 anosLUSA
Benfica e Sporting lamentaram a morte de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), com ambos os clubes a deixarem palavras de agradecimento pela dedicação e trabalho efetuado ao serviço do desporto português.

“O Sport Lisboa e Benfica expressa sentidas condolências pela morte de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal. A sua dedicação e paixão pelo movimento olímpico português serão um legado que perdurará para sempre na memória de todos os que com ele tiveram o privilégio de convive”, refere o clube em comunicado, lembrando que Constantino era o sócio número 24.197 do clube da Luz, desde março de 1994.

Os leões’também manifestarem o seu pesar pela morte de José Manuel Constantino, que presidia ao COP desde 26 de março de 2013 e que morreu, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.

“Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação ao desporto nacional”, frisam em comunicado.

Constantino liderou o organismo olímpico nas duas melhores missões de Portugal a Jogos, com a conquista de quatro medalhas em Tóquio-2020 e Paris-2024, depois da estreia no Rio2016.

Antes, presidiu ao Instituto de Desporto de Portugal e à Confederação de Desporto de Portugal.

Autor de livros e artigos publicados sobre desporto, era considerado um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, algo que foi reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2016, e pela Universidade de Lisboa, em 2023.