Oficial: Andrés Guardado anuncia retirada do futebol aos 38 anos
Guardado jogou em cinco Campeonatos do Mundo e ajudou o México a vencer a Copa Ouro da CONCACAF em 2011, 2015 e 2019.
Guardado fez a última das suas 182 partidas pela seleção no particular do mês passado contra os Estados Unidos, onde recebeu uma despedida emocionada, após ser substituído na primeira parte.
"Estou aqui, no relvado do estádio do León, onde quis tornar pública a minha decisão de deixar o futebol após 19 anos e terminar a minha carreira como jogador profissional no final desta época", disse numa transmissão em direto no Instagram.
Guardado, nascido em Guadalajara, que também jogou no PSV Eindhoven, Bayer Leverkusen e Real Betis, disse que continuará a jogar até ao final da participação do Leon no torneio Apertura.
O León está na luta por um lugar no "Play-In" mexicano, para determinar quais as equipas que se juntam aos seis primeiros na pós-temporada.
"Ainda temos uma pequena esperança de jogar no Play-In, esperemos que aconteça, mas se não acontecer no domingo será o meu último jogo como profissional", acrescentou.
"Saio grato e muito orgulhoso por tudo o que consegui alcançar, por ter realizado o meu sonho", assumiu Guardado.
Guardado começou a sua carreira no Atlas, antes de se transferir para o Deportivo La Coruña, em Espanha. Ajudou o Real Betis a vencer a Taça do Rei em 2022 e fez parte da equipa do PSV Eindhoven que conquistou títulos neerlandeses consecutivos, de 2014 a 2016.
Guardado disse que planeia continuar envolvido no futebol depois de pendurar as chuteiras, e a imprensa local informou que o jogador irá juntar-se à equipa técnica de Javier Aguirre na seleção nacional.