Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficial: Fernando Santos é o novo selecionador do Azerbaijão

Bruno Henriques
Fernando Santos regressa às seleções
Fernando Santos regressa às seleçõesAFP
Nomeação foi confirmada através de uma nota no site oficial da federação local (AFFA). É o regresso aos bancos de uma seleção depois da passagem pelo Besiktas.

"A reunião do Comité Executivo da AFFA foi realizada online. Dando continuidade à questão do treinador principal discutida na reunião do Comité Executivo da AFFA realizada a 3 de junho de 2024, a candidatura do conhecido treinador português Fernando Santos foi aceite para assumir a seleção principal de futebol do Azerbaijão", pode ler-se no comunicado.

Está assim confirmado o regresso de Fernando Santos ao futebol de seleções, depois de uma curta passagem pelo Besiktas. O técnico de 69 anos assumiu o comando do clube de Istambul em janeiro, mas fez apenas 16 jogos, nos quais conseguiu sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

Antes, tinha comandado a Grécia, Portugal (que levou à conquista do Euro-2016 e da Liga das Nações) e a Polónia, cargo que ocupou durante seis partidas em 2023 (conseguiu três triunfos).

Os últimos jogos do Azerbaijão
Os últimos jogos do AzerbaijãoFlashscore

Com o Azerbaijão vai ter como primeiro desafio subir de divisão na Liga das Nações. Na última edição a seleção azeri ficou no segundo lugar do Grupo C3, a três pontos do Cazaquistão. Desta feita está no Grupo C1, com Suécia, Estónia e Eslováquia.

Participará, também na qualificação para o Mundial-2026 e tentará pela primeira vez qualificar o Azerbaijão para uma grande prova de seleções. Entre os nomes mais sonantes da equipa estão Renat Dadashov (rperesntou Tondela, Estoril e Paços de Ferreira).