Oficial: John Textor confirma contratação de Luiz Henrique pelo Botafogo
Textor publicou uma foto ao lado de Luiz Henrique no X (antigo Twitter) e celebrou o acordo. "Uh, tá maneiro! LH é do Alvinegro!", escreveu o empresário.
O Botafogo vai pagar 16 milhões de euros por Luiz Henrique, com mais 4 milhões de euros por objetivos. A transferência já é a mais cara da história do clube, e pode tornar-se a maior do futebol brasileiro.
Apesar do contrato de cinco anos, Luiz Henrique deve transferir-se para o Lyon numa das próximas janelas de transferências. O clube francês também pertence à Eagle Football Holdings, de John Textor.
As partes não divulgaram uma data nem confirmaram a futura ida de Luiz Henrique para o Lyon. A tendência, porém, é que o atacante volte ao futebol europeu em junho de 2024 ou janeiro de 2025.
Lançado pelo Fluminense, Luiz Henrique foi vendido ao Betis em 2022, por 8 milhões de euros. Em um ano e meio pelo clube espanhol, o jovem teve 64 jogos, 4 golos e 10 assistências. O extremo disputou 21 partidas na atual temporada (11 como titular), com um golo e três assistências.
A novela Luiz Henrique
O dilema sobre o futuro de Luiz Henrique arrastou-se por mais de um mês, desde dezembro de 2023. O primeiro interessado foi o Flamengo, que tentou um empréstimo com opção de compra. O Fluminense entrou na disputa pelo jogador e procurou uma negociação nos mesmos moldes, assim como o Corinthians.
O Betis, porém, bateu o pé e reforçou que só aceitaria uma venda em definitivo. O futuro de Luiz Henrique começou a aproximar-se do Botafogo quando John Textor sinalizou uma compra pelo Lyon, com empréstimo ao Glorioso até meio de 2024. Com o negócio em andamento, o empresário decidiu adquirir o atacante para o clube brasileiro.
Luiz Henrique preferia a permanência no futebol europeu, mas acabou convencido por Textor. O acordo para a transferência ao Lyon num futuro próximo pesou para o desfecho positivo.