Oficial: Kyrie Irving vai fazer companhia a Doncic nos Dallas Mavericks
Dias depois do base que se tem envolvido em sucessivas controvérsias ter pedido uma troca antes do fecho do prazo final para esse tipo de movimentações na quinta-feira, os dois emblemas confirmaram o negócio através das redes sociais.
Os Mavericks deram as boas-vindas a Irving e Markieff Morris, que chegaram ao Texas numa troca com os Brooklyn Nets, que por sua vez receberam Spencer Dinwiddie e Dorian Finney-Smith.
Segundo os relatos, os Nets receberam ainda uma futura escolha de primeira ronda do draft e duas escolhas da segunda ronda.
Os Los Angeles Lakers, Phoenix Suns e Los Angeles Clippers eram algumas das várias equipas supostamente interessadas em adquirir Irving quando o seu pedido foi tornado público, alegadamente depois de não ter chegado a acordo para um contrato de longa duração.
Dinwiddie regressa assim a Brooklyn, onde jogou durante cinco temporadas antes de uma grave lesão no ligamento do joelho, no início da época 2020/21.
Irving, campeão da NBA com os Cleveland Cavaliers em 2016, soma esta época uma média de 27,1 pontos, 5,3 assistências e 5,1 ressaltos por jogo, e por vezes carregou o ataque da equipa depois da lesão de Kevin Durant.
As suas habilidades farão, certamente, uma potente combinação com a estrela dos Mavs Luka Doncic, que tem uma média de 33,4 pontos por jogo, mas acumula vários minutos devido a falta de alternativas para colocar consistentemente a bola no cesto.
As quatro épocas de Irving em Brooklyn trouxeram dores de cabeça, para ambos os lados. O base falhou muitos jogos na última época por se recusar a vacinar contra a COVID-19.
Esta época, esteve ainda suspenso por oito jogos depois de uma publicação nas redes sociais em referência a um filme que continha temáticas antissemíticas e depois de recusar desculpar-se.
Irving fez menos de 150 jogos nas últimas quatro épocas, um dado relevante visto que cada temporada tem, na fase regular, 82 jogos.
Os Mavericks ocupam o sexto lugar da Conferência Oeste com um registo de 28 vitórias e 26 derrotas, enquanto os Nets estão no quarto lugar da Este com 32 vitórias e 20 derrotas.